TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cirurgia Bariátrica

Monografias: Cirurgia Bariátrica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 2

obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil e em outros países do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar.

No Brasil, 15% das crianças são obesas. No adulto, o excesso de gordura corporal aumenta o risco de doenças metabólicas, cardiovasculares, distúrbios respiratórios, osteoarticulares, entre outros. Na infância, os principais riscos são as alterações respiratórias, a elevação do triglicérides e do colesterol, além de distúrbios ortopédicos. Dentre os distúrbios ortopédicos, as alterações posturais da coluna e dos membros inferiores são os mais frequentes. Este fato é preocupante, pois na infância e na adolescência o sistema musculoesquelético ainda está se desenvolvendo, o que torna o corpo mais susceptível a deformações.

A fisioterapia está indicada na prevenção e tratamento das lesões secundárias da obesidade, além de contribuir na reabilitação pós-operatória de cirurgia bariátrica. A fisioterapia atua nesses casos com diagnósticos e avaliações posturais de maneira que possa se evitar dores e alterações musculoesqueléticas resultantes da sobrecarga assimétrica que a obesidade pode gerar sobre a coluna ou outras partes do corpo; Porém o tratamento de fisioterapia vai além, engloba orientações e prescrição de atividade físicas, exercícios respiratórios, reeducação postural e junto a um nutricionista um tratamento alimentar, prevenindo assim as moléstias causado pela obesidade. Nas cirurgias bariátricas o acompanhamento fisioterapêutico em pré e pós-operatório são de extrema importância para uma recuperação menos traumática. Nesses casos é prescrita alimentação adequada, fortalecimento muscular, exercícios respiratórios, entre outros.

http://www.agitapirenopolis.com.br/obesidade-e-fisioterapia-7195

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com