TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis

Artigo: Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  3.965 Palavras (16 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 16

Contexto Empresial:

1 INTRODUÇÃO

Vamos poder entender sobre o contexto empresarial. Como é constituído e quem pode ser um empresário. Teremos uma visão clara e informações sobre aspecto jurídico do empresário e sobre a influência da gestão ambiental nas empresas.

No caso do processo administrativo ele é bastante direto. Você planeja para estabelecer seus objetivos, obtém e organiza os recursos necessários para transformar os planos em realidade. Você emprega funcionários que possuem talentos, conhecimentos e habilidades para desempenhar, com sucesso, as tarefas necessárias, que geralmente são complexas. Em seguida, você monitora as atividades para ter certeza de que está acertando.

A estrutura patrimonial evidencia visualmente o patrimônio da empresa e deve ser entendido como a demonstração dos componentes do patrimônio da entidade que é formado, por bens, direitos e obrigações, o estudo do patrimônio nos levará ao patrimônio líquido. A contabilidade realiza o processo contábil com o objetivo de conhecer a situação do patrimônio da empresa e explica as suas alterações causadas pela ação administrativa na gestão dos recursos empresariais.

Parte dos lucros apurados pela pessoa jurídica é distribuída os seus acionistas ou sócios, sendo o valor restante retido, na forma de reservas e lucros acumulados, para reinvestimento na empresa. Conhecer o mercado que atua seus concorrentes, as necessidades e comportamento do seu público alvo é fundamental para que as empresas mantenham-se competitivas e que possam inovar. Este curso é uma grande oportunidade para as indústrias, pois irá capacitar profissional para gerar e analisar suas informações estratégicas com maior qualidade.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: Planejamento, organização, direção e controle.

Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos funções. É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas administrativas.

As funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de Gerência, também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais. Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização. Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento que por definição, precede a ação. De fato, no princípio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento. O planejamento pode ser sistemático ou Assis temático, externalizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo.

A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pela quais os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização.

Planejamento

Quando o planejamento começa a ser estudado em uma concepção

Específica aplicada às instituições de ensino superior observa-se a grande importância atribuída ao nível estratégico. Colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

Segundo Kawasnicka (1995, apud SILVA, 2010, p. 151), planejamento é definido como a “atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”.

Chiavenato (2000) aponta a existência de três níveis de planejamento o: estratégico, tático e operacional. Nesta concepção, o autor deixa claro que o planejamento estratégico, que é orientado em longo prazo, aborda a empresa em sua totalidade, através de um conteúdo genérico, sintético e abrangente.

E Sousa (2000) aponta a importância do planejamento nos quatro tipos de avaliação institucional: na revisão institucional externa, na revisão institucional por pares, na auto revisão institucional e nos níveis integrados de revisão e avaliação.

Organização

Organização é uma função administrativa que complementa a função de planejamento e para atingir os objetivos, as organizações devem preparar a estrutura interna de modo a se tornarem eficientes no desempenho das tarefas necessárias para o cumprimento da missão. Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades.

No Inicio do século XX, Max Weber, sociólogo alemão, publicou um bibliografia a respeito das grandes organizações da sua época. Deu-lhes o nome de burocracia e passou a considera o século XX como o século das burocracias, pois achava que estas eram as organizações característica de uma nova época, plena de novos valores e de novas exigências (CHIAVENATO, 2000).

Para Stoner (1999, apud GUEDES, 2006) organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. Já para Maximiano, organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam intangíveis para uma pessoa.

Já para SILVA (2010, p. 151) é através dos recursos internos da organização que o administrador deve tomar decisões de forma a aprimorar os meios para que possa atingir o objetivo da empresa. Para esse autor, o administrador deve estar atento às mudanças e tendências que ocorre no meio externo da empresa, essas permitem uma adequação da estratégia visando possibilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com