TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloreto De Sódio Sal-gema

Trabalho Universitário: Cloreto De Sódio Sal-gema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 4

1 – INTRODUÇÃO

O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada, formada na proporção de um átomo de cloro para cada átomo de sódio. A sua fórmula química é NaCl. O sal é essencial para a vida animal e é também um importanteconservante de alimentos e um popular tempero.

O sal é produzido em diversas formas: sal não refinado (como o sal marinho), sal refinado (sal de cozinha), e sal iodado. É um sólido cristalino e branco nas condições normais. Cloreto de sódio e íons são os dois principais componentes do sal, são necessários para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo. O aumento excessivo de sal causa risco de problemas de saúde como a hipertensão arterial.

Denomina-se sal-gema o cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície terrestre. Pertence ao grupo de rochas Sedimentares, que são formadas por materiais provenientes de outras rochas e de restos de seres vivos.

O termo é aplicado ao sal obtido da precipitação química pela evaporação da água de antigas bacias marinhas em ambientes sedimentares.

O sal obtido por evaporação direta da água do mar é chamado de sal marinho e é largamente utilizado em países tropicais como o Brasil, onde a evaporação é intensa. Em países mais frios a utilização maior é do sal-gema.

O sal é um composto altamente solúvel, presente nas águas oceânicas na proporção média de 26g/L. Nos mares e lagoas a concentração de sal depende do equilíbrio entre fatores como aporte de águas doces de rios e evaporação, além da injeção de águas marinhas, o que modifica a salinidade.

Modernamente, o sal possui ampla utilização em vários processos químicos e industriais e, por ser o único produto consumido diariamente pela população, foi utilizado pelo governo para suprir a carência de iodo das populações distantes do mar. O sal é utilizado na preparação de alimentos, como complemento na alimentação do gado e curtume de couro, entre outros. Na indústria é utilizado como matéria-prima para obtenção de cloro, ácido clorídrico, soda cáustica, bicarbonato de sódio, nas indústrias de vidro, papel e celulose, produtos de higiene (sabões, detergentes, pasta dental), produtos farmacêuticos, tintas, inseticidas, cola, fertilizantes, corretivos de solos, cosméticos, nas indústrias de porcelana, borracha sintética, no tratamento de óleos vegetais, têxteis, na industria bélica e outras. É utilizado também no tratamento de água e purificação de gases.

O sal gema é extraído pelo método de lavra por solução e pelo método de lavra subterrânea convencional.

2- DESENVOLVIMENTO

Detrminando ponto de fusão: Amostras Uréia, Ciclo Hexano, Acido Oxálico, Ácido Oxálico.

Monta-se a aparelhagem para determinação do ponto de fusão, usando tubo de Thiele e termometro. Pega-se um capilar e fecha uma das extremidades utilizando o bico de bunsen.

Em uma capsula de porcelana tritura-se uma pequena quantidade da amostra, transfere-se uma pequena quantidade do composto para o tubo capilar precionando gentilmente a extremidade aberta contra a amostra na cápsula de porcelana. Empacota-se o tubo capilar, soltando-o sobre uma superfície, para que o sólido se acomode no fundo do capilar.

Coloca-se o capilar junto ao termômetro, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com