TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloro

Trabalho Escolar: Cloro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  3.274 Visualizações

Página 1 de 3

tudo sobre o cloroElemento Químico: Cloro

Símbolo: Cl

Número Atômico: 17

Massa atômica: 35,453 u.

Introdução

O cloro é um gás em temperatura ambiente, sendo que na natureza não é encontrado em estado puro. Este mineral constitui cloretos e cloratos, já que reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, por exemplo, na forma de cloreto de sódio, nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. Ocorre em pequenas quantidades nos gases produzidos durante as erupções vulcânicas, neste caso se encontra em estado puro.

O Cloro e um gas diatômico, atamente tóxico e oxidante.Ele é utilizado industrialmente no tratamento de diversos materiais, como o de água potavel e o de polpa de papel no processo de branqueamento, e em laborátorios de pesquisa, para remover certos elemetos ou impurezas de alguns materiais.

Propriedades

 O cloro (Cl) é um elemento químico gasoso, não metálico que se encontra na forma molecular Cl2, pertencente ao grupo dos halogéneos, monovalente, de cor amarelo esverdeada, cheiro penetrante, altamente tóxico e irritante da mucosanasal, que se localiza no grupo 17 e período 3 da Tabela Periódica, numero atômico 17 e massa atômica 35,453, ponto de fusão 172 k, e ponto de ebulição 239k, possui a configuração eletrônica [Ne]3s13p5 e com volume molar de 130,46 cm³ e massa volumétrica 3,214 (g/cm3)

Abundância

Crosta Terrestre: 0,0145 % Abundância Água do Mar: 1,94 % Sistema Solar: 0,0052 (Si=1)³

Ocorrência

Segundo o Chlorine Institute, o cloro é um elemento bastante abundante na crosta terrestre, estimando-se a sua parcela em massa em 0,045 %. Devido à sua elevada afinidade de combinação com outros elementos e compostos químicos, o cloro nunca ocorre no estado livre, exceto numa parte ínfima de gases oriundos de erupções vulcânicas.

Dentre os minerais que contém cloro, o mais comum é o cloreto de sódio (NaCl) que pode ser encontrado disperso na crosta terrestre ou dissolvido na hidrosfera. O cloreto de sódio é, sem dúvida, o composto do elemento cloro mais abundante, estimando-se a sua concentração na água do mar em cerca de 2,6 %

Obtenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com