TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloro

Artigos Científicos: Cloro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 2

Cloro

Este elemento ficou muito conhecido devido à utilização em um alimento indispensável a nossa sobrevivência: a água potável. Como todos sabem a água encontrada em rios não é recomendável para o consumo sem antes passar por um tratamento prévio, e graças à adição de cloro é possível eliminar todos os microorganismos patogênicos e tornar a água potável, ou seja, própria para o consumo.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre este elemento:

O cloro é um elemento químico de símbolo Cl e número atômico 17 (17 prótons e 17 elétrons), com massa atômica 35,5 u. Este elemento está situado na série química dos halogênios (grupo 17 ou 7A).

O Cloro, em temperatura ambiente, se encontra em sua forma biotômica (Cl2): é um gás extremamente tóxico e de odor irritante, possui coloração esverdeada, aliás, a denominação “Cloro” vem do grego chlorós, e quer dizer esverdeado.

Mas você sabe como o cloro mata as bactérias, ou melhor, como ele atua como desinfetante da água? Primeiramente, o cloro reage com o hidrogênio presente na água e neste momento ocorre uma liberação de oxigênio, esta reação acaba por matar as bactérias por oxidação. Este processo é chamado de cloração da água e, neste caso, o cloro é usado na forma de ácido hipocloroso (HClO), o qual é obtido quando se dissolve cloro na água.

As aplicações de cloro não param por aí! Na produção de papel é usado para o branqueamento da polpa de celulose, é empregado também na produção de PVC (policloreto de vinila) quando atua na forma de cloreto de vinila.

O Cloro possui aplicação importante na síntese de compostos orgânicos e inorgânicos como, por exemplo, o tetra cloreto de carbono (CCl4) e o clorofórmio (CHCl3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com