TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clostridium Botulinum E Perfringens

Casos: Clostridium Botulinum E Perfringens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 2

Clostridium botulinum e Perfringens

Clostridium botulinum é o nome de uma bactéria patogênica frequentemente encontrada na água ou nos sucos com pH de 4,5 e que podem gerar uma toxi-infecção alimentar. É uma bactéria em forma de cotonete, flagelada que lhe confere agilidade.

A toxina produzida em sua esporulação bloqueia a comunicação entre os nervos. Existem sete tipos de toxina do botulismo designadas pelas letras de A a G; apenas os tipos A, B, E e F podem causar doença em humanos. As toxinas geralmente favorecem o processo de multiplicação e disseminação da bactéria no organismo já que produzem necrose dos tecidos afetados e hemólise.

Alimentos Mais Responsáveis

• Os alimentos que com maior frequência são responsáveis pelo botulismo são o peixe fumado ou em salmoura, presuntos crus e enchidos de carne;

• Nas conservas industriais, os acidentes devidos a Clostridium botulinum são devidos a tratamentos térmicos mal calculados, ou mal aplicados, ou a microfugas das embalagens;

• Os alimentos nem sempre apresentam alterações evidentes;

• A capacidade do Clostridium botulinum produzir toxina num alimento depende da possibilidade das suas células vegetativas nele se desenvolverem, o que depende da composição (é essencial a existência de glucose e maltose), do pH, do aw, do potencial de oxi-redução e da temperatura.

Quadro Clínico

Os sintomas do botulismo alimentar iniciam-se dentro de 36 horas com sinais e sintomas gastrointestinais inespecíficos após ingestão do alimento contaminado.

Tratamento

Com a melhora do manejo de pacientes em UTI, a letalidade do botulismo diminuiu de 50% para 9% nos últimos anos. As principais causas de óbito nos pacientes com botulismo estão relacionadas às complicações infecciosas do paciente em terapia intensiva.

Clostridium perfringens

É uma bactéria, em forma de bastão, anaeróbica e formadoras de esporos. O C. perfringens está onipresente na natureza podendo ser encontrado como um componente normal da vegetação apodrecida, sedimentos marinhos, trato intestinal de seres humanos e outros vertebrados, insetos, e do solo. Essa bactéria pode causar enterite quando presente em alimentos contaminados e a gangrena gasosa quando afeta feridas expostas e cirúrgicas.Periodo de incubação: 6 à 24 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com