TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOTULISMO: Agente etiológico - Clostridium botulinum

Por:   •  7/3/2018  •  Bibliografia  •  5.074 Palavras (21 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 21

BOTULISMO

Agente etiológico: Clostridium botulinum

Características do agente etiológico: Bacilo anaeróbico obrigatório, gram-positivo, formador de esporos, podendo ser proteolítico ou não-proteolítico, produtor de oito toxinas diferentes (A, B, C1, C2, D, E, F, G).

Hospedeiro: Humanos, bovinos e cães.

Sinais clínicos: Em animais: Anorexia, falta de coordenação, ataxia e paralisia muscular. Em humanos: paralisia progressiva levando a insuficiência respiratória e morte, fraqueza progressiva, náuseas, vômito e dores abdominais.

Observação ou curiosidade: A bactéria possui grande resistência em diferentes ambientes, pode ser encontrado em matéria sob decomposição, as quais desenvolve uma neurotoxina potente e perniciosa. Existe vacina para bovinos.

Métodos de prevenção: Bovinos: Incineração de carcaças de animais, manejo nutricional adequado, corrigindo nível de fósforo das pastagens e suplementação mineral, vacinação  anual do rebanho. Cães: Como não há vacina, evitar locais sujos com processo de decomposição de animais mortos. Humanos: Inspenção da preparação de alimentos industrializados e desinfecção correta dos alimentos.

Diagnóstico: Sinais clínicos e pesquisa de toxina em amostras de soro ou fezes (Isolamento do microrganismo)

É uma zoonose: Sim

Existe tratamento? Sim

O sacrifício é obrigatório? Não

BROCA DO CASCO

Agente etiológico: Fusobacterium necrophorum e Dichelobacter nodosus

Características do agente etiológico: Bacilo gram-negativo, anaeróbico, comensal da flora oral, gastrointestinal e genital.

Hospedeiro: Bovinos

Sinais clínicos: Dor, inchaço do casco, claudicação, diminuição na produção de leite, do ganho de peso e da fertilidade.

Observação ou curiosidade: Há ocorrência de 5 a 20% em gado de corte, e de 15 a 35% em gado de leite.

Métodos de prevenção: Casqueamento preventivo e pedilúvio

Diagnóstico: Sinais clínicos e exame físico

É uma zoonose: Não

Existe tratamento? Sim

O sacrifício é obrigatório? Não

BRUCELOSE

Agente etiológico: Brucella (melitensis; abortus; suis; canis; ovis; neotosomal; ceti e pennipediallis).

Características do agente etiológico: Bactéria gram-negativa, imóveis, não-flageladas, forma de cocos, cocobastonetes ou bastonetes curtos, não formadora de esporos, aeróbias, aparecem normalmente isoladas, ou em pares.

Hospedeiro: Cabras, ovelhas, camelos, bovinos, cães, suínos e humanos.

Sinais clínicos: Aborto no terço final da gestação, retenção de placenta, orquite, epididimite.

Observação ou curiosidade: Brucelose humana é uma doença que é encontrado em todo o mundo, e tem uma taxa de ocorrência anual de mais de 500.000 casos.

Métodos de prevenção: Vacinação do rebanho e sacríficio dos animais soropositivos; evitar ingestão de alimentos crus ou mal cozidos; usar luva, óculos de proteção, avental e máscara ao mexer com animais mortos ou durante parto.

Diagnóstico: Testes sorológicos 

É uma zoonose: Sim

Existe tratamento? Sim

O sacrifício é obrigatório? Sim

CARBÚNCULO SINTOMÁTICO (CLOSTRIDIOSE)

Agente etiológico: Clostridium chauvoei

Características do agente etiológico: Bactéria gram-positiva, forma de bastonete, produtora de esporos, altamente resistentes, anaeróbicas e produtoras de toxinas.

Hospedeiro: Bovinos, ovinos e caprinos.

Sinais clínicos: Temperatura elevada, anorexia, atonia ruminal, depressão, manqueira quando o membro é acometido, local edematoso, crepitação devido a produção de bolhas de gás. A lesão é acompanhada de hemorragia, edema e necrose miofibrilar.

Observação ou curiosidade: Geralmente acomete bovinos entre seis meses a dois anos de idade. A taxa de letalidade do carbúnculo sintomático se aproxima dos 100%. A bactéria se aloja em músculos posteriores, músculos dorsais, cervicais, diafragma e coração.

Métodos de prevenção: Vacinação

Diagnóstico: Sinais clínicos, e isolamento do agente.

É uma zoonose: Não

Existe tratamento? Sim

O sacrifício é obrigatório? Não

COLIBACILOSE BOVINA

Agente etiológico: Escherichia coli

Características do agente etiológico: Bactéria gram-negativa, anaeróbica facultativa, é normalmente encontrada no TGI de bezerros, possui fímbrias e é produtora de toxinas.

Hospedeiro: Bezerros recém-nascidos nas três primeiras semanas de vida.

Sinais clínicos: Diarréia pastosa, profusa, amarelada a esbranquiçada, pode progredir para diarreia aquosa severa, perda de peso, perda de apetite, desidratação, acidose metabólica, pode progredir para a morte.

Observação ou curiosidade: A bactéria é classificada dentro de mais de 150 sorotipos, podendo causar dois tipos distintos de doença: colibacilose entérica, com sintomatologia mais branda, e a colibacilose septicêmica, que caracteriza uma morte rápida e aguda.

Métodos de prevenção: Minimizar o contato dos animais recém-nascidos com o agente, áreas protegidas do vento e bem drenadas, antissepsia do cordão umbilical, vacinar a vaca com 60 e 30 dias antes do parto, e dar o colostro para o bezerro.

Diagnóstico: Sinais clínicos, isolamento do agente nas fezes.

É uma zoonose: Sim

Existe tratamento? Sim

O sacrifício é obrigatório? Não

COLIBACILOSE SUINA

Agente etiológico: Escherichia coli

Características do agente etiológico: Bactéria gram-negativa, anaeróbica facultativa, possui fímbrias e é produtora de toxinas termolábil LT e termoestável ST.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (306 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com