TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactéria Clostridium Botulinum

Ensaios: Bactéria Clostridium Botulinum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

CLOSTRIDIUM BOTULINUM Raiana Brito – Estudante Tec. Enfermagem

CARACTERÍSTICAS DO CLOSTRIDIUM BOTULINUM

 É um bacilo (forma de bastonete) gram-positivo  Produtor de esporos  Anaeróbio  Tipos: (A, B, C1, C2, D, E, F e G)  Encontrado com frequência no solo, em legumes, verduras, frutas, fezes humanas e excrementos animais  Toxina age no sistema nervoso;  Os esporos resistem a temperatura de até 120°C

FOTOS DO CLOSTRIDIUM BOTULINUM

BOTULISMO

• Doença neuroparalítica grave, resultante de uma toxina, produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, porém não contagiosa. Que se adapta a qualquer ambiente.

EXISTEM 3 TIPOS DE BOTULISMO:

 Botulismo alimentar: causado pela ingestão de alimentos contendo a toxina botulínica;

 Botulismo de feridas: causado pela toxina produzida numa ferida infectada com Clostridium botulinum; Sendo uma forma mas rara.

 Botulismo infantil: causado pelo consumo de esporos de Clostridium botulinum, que germinam no intestino e produzem a toxina. A ausência de microbiota permitindo que essa toxina vá para corrente sanguínea.

SEQUELAS DO BOTULISMO:

 Pode levar à paralisia de músculos individuais ou de grupos musculares;  Elevada mortalidade, pois pode levar à paralisação do diafragma.

Grupos de risco:  Crianças pequenas;  Consumidores de conservas feitas em casa;  Consumidores de alimentos embalados a vácuo;  Indivíduos que consumam drogas injetáveis (botulismo de feridas).

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

 BOTULISMO ALIMENTAR: São comum náusea, vômito, diarreia e dor abdominal. É o sinais neurológico(Cefaléia e tontura), podendo também a propagação de paralisia que começa nós nervos cranianos e desce para os membros.  BOTULISMO POR FERIMENTO: O quadro é semelhante, entretanto os sinais e sintomas gastro-intestinal não são esperados, podendo ocorrer febre.  BOTULISMO INTESTINAL: Inicia-se com constipação e irritabilidade, seguindo de sintomas neurológico( sucção fraca, choro fraco, dificuldade em sustentar a cabeça. Nós adultos suspeita-se através e fontes de infecção.

ALIMENTOS ENVOLVIDOS

O meio mais comum da disseminação do Botulismo é pelo os alimentos:  Conservas contaminadas e não aprovadas pela legislação, que foram consumidas sem os cuidados necessários de pré-preparo.  Crianças menores de 1 ano, não podem Consumir mel, pois ele pode estar contaminado por Clostridium botulinum e devido a baixa imunologia infantil levá-la a óbito.

DIAGNÓSTICO DO BOTULISMO

 O diagnóstico do botulismo é feito através do exame de sangue ou de fezes que mostram a presença na bactéria no organismo.

TRATAMENTO PARA BOTULISMO

 O tratamento para o botulismo é feito através da toma do soro antibotulínico em UTI.  Durante o tratamento deve-se fazer uma lavagem estomacal e intestinal para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com