TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cobrança elétrica - Lei Coulomb

Seminário: Cobrança elétrica - Lei Coulomb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

Aula 2 - Carga Elétrica - Lei de Coulomb

Em nossa segunda aula fizemos uma discussão sobre a quantização da Carga. Aprendemos que a carga elementar (carga do elétron ou carga do próton) possui valor igual a 1,6 x 10- 19 C. Para determinarmo a carga de qualquer corpo, basta conhecermos a diferença do número de prótons e elétrons e determinar com relação a carga elementar.

Após isso mostramos como que Charles Augustin de Coulomb determinou com sua experiência de balança de torção a força eletrostática em um par de cargas.

Fizemos alguns exercícios sobre o assunto e também foi dado um desafio sobre quantização da carga a todos os alunos presentes em aula.

No final fizemos uma breve introdução ao assunto Campo Elétrico. Para um melhor entendimento do assunto fizemos uma analogia do Campo Elétrico com o Campo Gravitacional e escrevemos a relação vetorial de Campo para uma carga de prova. Também introduzimos o assunto do vetor campo elétrico para ser tratado na próxima aula.

Aula 3 - Campo Elétrico

Em nossa terceira aula começamos resolvendo uma questão clássica sobre força eletrostática. Abaixo você pode ver o exercício.

Após o exercício, passamos a discutir o Vetor Campo Elétrico e chegamos à conclusão que o vetor campo elétrico de uma carga geradora apenas depende da carga geradora. A conclusão foi que carga geradora positiva possui campo de afastamento e a carga gerador negativa possui campo de aproximação.

As linhas de campo foram o tema a seguir. Uma outra maneira de representação do campo elétrico:

Resolvemos exercício sobre linhas de campo.

Na parte final da aula aprendemos a determinar o campo de uma carga pontual e resolvemos dois exercícios de fixação do conceito. Também introduzimos o conceito da Lei de Gauss e às 22h falamos sobre dicas da ATPS (estarei colocando essas dicas em outro post).

Aula 4 - Lei de Gauss

Em nossa última aula foi apresentada a Lei de Gauss. Começamos explicando o fluxo elétrico e recordamos as linhas de campo proposta pelo inglês M. Faraday que serviram de apoio para o modelo que temos hoje. Foi introduzido o conceito de um vetor área, vetor este que sempre aponta para fora da superfície em estudo. O vetor área existe exatamente para interpretarmos o sentido das linhas e definir se elas vem de cargas positivas ou negativas.

Michael Faraday

Após a introdução do conceito de fluxo a tão esperada Lei de Gauss estava pronta para ser apresentada e foi. Durante toda a aula sua aplicação e sua importância foi muito destacada.

Durante a aula demonstramos que a Lei de Coulomb estava contida na Lei de Gauss, enfatizando a grande importância dessa lei.

Mais um exercício clássico foi apresentado e a resolução dele você pode acompanhar abaixo:

Aula 6 - Potencial Elétrico

Em nossa sexta semana começamos a aula resolvendo exercício da última aula teórica (Lei de Gauss). Exercício retirado de provas anteriores. O exercício mencionava um dado que tinha fluxo do campo elétrico atravessando todos os seus lados. O valor do fluxo era o número (do dado) naquela face vezes uma potência dada. Era dado o sentido do fluxo nos pares e ímpares. No final encontramos a carga contida no dado.

Alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com