TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cobre

Resenha: Cobre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

COBRE

O Cobre foi o primeiro metal utilizado pelo homem. Acostumados a trabalhar com a pedra para fazer seus instrumentos, as cores do minério chamaram a atenção de nossos antepassados , imaginaram o cobre como uma pedra, só que mais bonita, e começaram a bater nela com suas ferramentas, daí perceberam que o cobre era mais mole e muito mais fácil de trabalhar que as pedras que conheciam. Viram também que não lascava e que, quanto mais batiam na pedra mais dura ela ficava.

Cobre é um material não-ferroso e não magnético que se funde a 1080 °C, depois da prata, é o melhor condutor de eletricidade e calor. Encontrado diretamente na natureza é um metal dúctil e maleável que pode ser laminado a frio ou a quente. Ao ser laminado a frio, estirado ou estampado, ele adquire um endurecimento superficial que aumenta sua resistência , porém diminui sua maleabilidade. Isso o torna mais frágil, o que é corrigido com o tratamento térmico.

O cobre pode ser Conformado, Tratado termicamente e adicionado elementos de liga para melhorar suas propriedades.

O Cobre é utilizado também para formar ligas como o bronze ( Cobre e estanho ) e o Latão (Cobre e Zinco )

Em contato com o ar seco e em temperatura ambiente, o cobre não sofre alterações, isto é não se oxida . Em contato com o ar úmido, no entanto, ele se recobre de uma camada esverdeada chamada de Zinabre. O cobre é um metal relativamente escasso. Há somente 0,007 % de cobre na crosta terrestre e, como vem sendo usado a milhares de anos, seu custo é alto em relação a outros metais mais abundantes . Por isso, para muitas aplicações o cobre vem sendo substituído pelo alumínio.

Por suas caraterísticas, o cobre é usado nas seguintes aplicações :

• Utensílios de cozinha: panelas, bacias, talheres.

• Condutores elétricos: cabos de alta e baixa tensão, conectores, contatos elétricos em geral, fabricação de motores.

• Equipamentos: aquecedores solares, condutores de calor, tubulações de água, Juntas para a indústria automotiva .

O Cobre também pode ser usado como elemento de liga, geralmente adicionado para aumentar a resistência a corrosão. É o caso, por exemplo, do aço ao carbono: Adiciona-se cobre ao aço, quando se deseja melhorar sua resistência a corrosão. Em relação ao alumínio, a adição de cobre confere a essa liga maior resistência mecânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com