TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colaborativa Do Ava De Libras

Pesquisas Acadêmicas: Colaborativa Do Ava De Libras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento cognitivo na teoria de Piaget

A formação do processo cognitivo é caracterizada pelo desenvolvimento progressivo dos sentidos e das percepções.

A teoria de Piaget busca estabelecer que os conceitos cognitivos sejam formados devido ao contato com o meio em que vivemos.

Numa criança recém nascida a mentalidade é mais reduzida, tendo percepções de reflexos, com o tempo ela passa a ter novos movimentos, conseguindo pegar e puxar objetos, e depois seguidamente se desenvolve e aprende a sentar engatinhar andar e falar.

Ela também passa por emoções como, sustos e alegrias têm sensações boas e ruins, cria preferências por gostos, por pessoas e objetos.

Aos dois anos a criança já consegue entender algumas palavras, mais normalmente só fala o que consegue imitar ou repetir algo que alguém posa ter falado.

Apartir dos três aos sete anos ela desenvolve a fala, a comunicação com outras pessoas, fazendo com que estimule seu pensamento e crie fantasias e duvidas.

Mesmo nesse período a criança ainda não consegue dominar totalmente os significados das palavras, onde ela passa a desenvolver seu próprio conhecimento e curiosidade.

Aos sete e doze anos já aprende a ter regras, ter limites, aonde com tudo vem às vontades e o interesse por objetos e pessoas já melhoram a coordenação motora fazendo com que consiga escrever e a direcionar objetos.

É a fase em que ela consegue compreender melhor as coisas, aprendem a trabalhar em grupo, ter idéias próprias, aprende a identificar erros, a considerar os números, peso e volume, consegue identificar os sentimentos como o respeito, a honestidade, o companheirismo, e a justiça.

Já com doze anos aparece a adolescência e seus conflitos, é a fase que desenvolve o pensamento concreto, as teorias, a reflexão, e o lado anti-social, o isolamento em determinados momentos, não aceitando conselhos e querendo mudar a sociedade.

Onde também desperta os vários sentimentos e as mudanças no corpo, onde os adolescentes criam suas próprias formas de se vestir e de falar, mudando o comportamento e se identificando com determinados grupos de pessoas, aonde esta estabilidade vai ate a fase adulta.

Piaget usa como simples referencia o marco da vida adulta, quando o adolescente começa a trabalhar e construir sua própria família.

Os princípios nos quais são importantes:

Os estágios, sensório-motor, de zero a dois anos.

Pré-operatório de dois a sete anos,

Operatório concreto de sete a onze anos,

Operatório formal de doze anos em diante.

Essas teorias são conhecidas como adaptação biológica, onde Piaget aplicou ao desenvolvimento da inteligência sua própria conclusão de que a atividade intelectual não pode ser separada do total funcionamento do organismo.

O desenvolvimento cognitivo comprova que os seres humanos passam por mudanças previsíveis e ordenadas , onde todos vivem ,os estágios na mesma seqüência ,e começam a terminar cada estagio sofrendo mudanças dadas as diferenças individuais da natureza biológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com