TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colaboração e interação na Web 2.0 E Biblioteca 2.0

Por:   •  23/9/2015  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Minas Gerais

RESENHA CRÍTICA

Resenha crítica apresentada à disciplina Compartilhamento das Informações em Ambientes Informacionais ministrada pela mestranda Alessandra Alves do curso de Biblioteconomia e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Samira Lopes

Belo Horizonte

2010

Resenho do texto Colaboração e interação na Web 2.0 E Biblioteca 2.0 escrito por Ursula Blattaman e Fabiano Corrêa da Silva publicado na Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina no ano de 2007.

O conteúdo apresentado serão as ferramentas Web 2.0 e Biblioteca 2.0 e sua evolução no decorrer do tempo, tipologias de documentos tradicionais e a colaboração da escrita hipertextual.

 Logo no início do texto os autores salientam a importância da internet como ambiente disseminador da inteligência coletiva, e explica esse conceito de internet colaborativa através da reflexão de que a internet pode ser caracterizada como um canal no qual fluem uma quantidade de práticas sociais, culturais, políticas e econômicas, além de ser um espaço interativo, de trocas, criação e geração de informação. Promovendo uma maior interação e criação de novos textos, compartilhamento de idéias e ideais multiplicando a informação.

Os recursos citados se fazem possíveis graças à ferramenta denominada como Internet 2.0, Web 2.0 (dinâmica e interativa) ou Web social, e são motivos de estudos internacionais principalmente para os bibliotecários.  Os autores citam vários outros autores que abordam essa temática e defendem a importância dessas ferramentas para o desenvolvimento de competências.

A biblioteca 2.0 tem como cerne levar informação aos usuários por intermédio de bibliotecas via internet.

Os autores apresentam as características da ferramenta Wik, apresentando também os princípios do sistema, bem como princípios para guiar os usuários de modo a facilitar a adaptação desses novos recursos.

Não restam dúvidas que as novas ferramentas vieram agregar ainda mais o processo de aprendizagem e dinamizar o desenvolvimento e disseminação da informação. E pode ser retirada essa confirmação através de estudos realizados, por exemplo, nas salas de aula, nomeadamente na sala de aula da Universidade Federal de Santa Catarina pela professora e também autora do texto comentado Ursula Blattmann.

 Esta pode observar que ocorreu o fortalecimento do processo de aprendizagem, através da concentração, facilidade de interação e participação, troca de idéias, etc.

A escrita hipertextual que o sistema wikis possui permite ao autor autonomia na escolha da melhor adaptação ao seu interesse.

A desvantagem de uso desse sistema é a confiabilidade, por se tratar de uma obra aberta, colaborativa sua informação poderá estar incompleta e/ou errada. Cabe ao leitor julgar, ler, pesquisar, confirmar as informações oferecidas.

Os autores apresentaram de modo exaustivo as vantagens do uso do sistema Wikis, e no meu ponto de vista ficou a desejar quanto às desvantagens, Poderiam ter explorado o tema de forma mais sucinta, uma vez que conceitos de colaboração e interação bem como novas tecnologias integradas à biblioteconomia não são em todo caso desconhecidas, são regularmente trabalhadas e seus conceitos são amplamente discutidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (345.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com