TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coluna De Perfuraçao

Casos: Coluna De Perfuraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2013  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 5

1 Introdução

O objetivo deste documento é esclarecer aos autores o formato que deve ser utilizado nos artigos a serem submetidos ao 4º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para a formatação dos artigos; assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação.

Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Lembre-se que uma formatação correta contribui para uma boa avaliação do seu artigo.

2 Formatação geral

O artigo completo não deve exceder 8 (oito) páginas. As margens, superior e esquerda, devem ter 3,0 cm e a inferior e direita devem ter 2,0 cm. O tamanho de página deve ser A4. Por favor, verifique esse aspecto, pois se o trabalho for enviado no formato letter, prejudicará a formatação final do respectivo documento. O artigo deve ser enviado em formato pdf.

Na sequência, os passos da formatação são especificados e detalhados:

Cabeçalho: o cabeçalho já está formatado nos moldes do Congresso conforme pode ser observado acima: 4º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária – Bento Gonçalves – RS, Brasil, 24 e 25 de Abril de 2013, exatamente conforme o cabeçalho deste documento.

Título: deve estar na primeira linha da primeira página. Centralizado, letra Times New Roman tamanho 15, em negrito, primeira letra em maiúscula e demais letras em minúscula.

Resumo: duas linhas abaixo do título, o resumo deve ser no próprio idioma do trabalho, com no máximo 250 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples.

Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo, devem ser informadas as palavras-chave, no mesmo idioma do artigo. Sugere-se a apresentação de três palavras-chave, com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúsculas.

Área Temática: imediatamente abaixo das palavras-chave, deve ser informada a área temática do artigo.

Títulos das seções: os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito.

Importante: O título da primeira seção deve ser posicionado no início da segunda página.

Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. O corpo de texto utiliza fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas simples e entrada de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm, exatamente como este parágrafo.

• No caso do uso de listas, o marcador disponível é este que aparece no início desta frase;

• Caso queira utilizar listas numeradas (1, 2, 3.. ou a, b, c..), isso deve ser feito manualmente, utilizando os mesmos recuos que aparecem nesta lista com marcadores;

• Após as listas, deixar um espaço simples, como aparece a seguir.

Notas de rodapé: não devem ser utilizadas notas de rodapé.

3 Formatação de tabelas, quadros e figuras

Os títulos de qualquer tipo de ilustração (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros) devem aparecer na parte superior das mesmas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre o texto-objeto e o título. Esses objetos e seus respectivos títulos devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, Figura 1). Para os títulos, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado.

Figura 1 – Exemplo de figura

Nos quadros e tabelas, deve ser usado, preferencialmente, a fonte Times New Roman, tamanho 11. No entanto, caso o quadro tenha muita informação, pode-se utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 10. O estilo utilizado no interior de quadros, tabelas ou caixas de texto deve ser o estilo normal, o qual pode ser editado (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme a necessidade.

Deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto". Em vez disso, utilizar a opção: ...formatar objeto ...layout ...alinhado. Preferencialmente na inserção de objetos e na colagem (usar “colar especial”) deve ser desabilitado a opção “flutuar no texto”.

O Quadro 1 apresenta o formato indicado para os quadros, enquanto que a Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas.

Quadro 1 – Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

Item Qualitativo Quantitativo

Teoria social Ação Estrutura

Método Observação, entrevista Experimentação, pesquisa

Questão O que é X? (classificação) Quantos Xs? (enumeração)

Raciocínio Indutivo Dedutivo

Método de amostragem Teórico Estatístico

Força Vigência Confiabilidade

Fonte: adaptado de Mays (1996 apud GREENHALG, 1997)

Tabela 1 – Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

Item Quantidade Percentual

Teoria social 22 7,9%

Método 34 12,3%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com