TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comandos De Repetição VisualG

Dissertações: Comandos De Repetição VisualG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

Comandos de Repetição

O VisuAlg implementa as três estruturas de repetição usuais nas linguagens de programação: o laço contado para...ate...faca (similar ao for...to...do do Pascal), e os laços condicionados enquanto...faca (similar ao while...do) e repita...ate (similar ao repeat...until). A sintaxe destes comandos é explicada a seguir.

Para ... faça

Esta estrutura repete uma seqüência de comandos um determinado número de vezes.

para <variável> de <valor-inicial> ate <valor-limite> [passo <incremento>] faca

<seqüência-de-comandos>

fimpara

<variável > É a variável contadora que controla o número de repetições do laço. Na versão atual, deve ser necessariamente uma variável do tipo inteiro, como todas as expressões deste comando.

<valor-inicial> É uma expressão que especifica o valor de inicialização da variável contadora antes da primeira repetição do laço.

<valor-limite > É uma expressão que especifica o valor máximo que a variável contadora pode alcançar.

<incremento > É opcional. Quando presente, precedida pela palavra passo, é uma expressão que especifica o incremento que será acrescentado à variável contadora em cada repetição do laço. Quando esta opção não é utilizada, o valor padrão de<incremento> é 1. Vale a pena ter em conta que também é possível especificar valores negativos para <incremento>. Por outro lado, se a avaliação da expressão <incremento > resultar em valor nulo, a execução do algoritmo será interrompida, com a impressão de uma mensagem de erro.

fimpara Indica o fim da seqüência de comandos a serem repetidos. Cada vez que o programa chega neste ponto, é acrescentado à variável contadora o valor de <incremento >, e comparado a <valor-limite >. Se for menor ou igual (ou maior ou igual, quando <incremento > for negativo), a seqüência de comandos será executada mais uma vez; caso contrário, a execução prosseguirá a partir do primeiro comando que esteja após o fimpara.

<valor-inicial >, <valor-limite > e <incremento > são avaliados uma única vez antes da execução da primeira repetição, e não se alteram durante a execução do laço, mesmo que variáveis eventualmente presentes nessas expressões tenham seus valores alterados.

No exemplo a seguir, os números de 1 a 10 são exibidos em ordem crescente.

algoritmo "Números de 1 a 10"

var j: inteiro

inicio

para j de 1 ate 10 faca

escreva (j:3)

fimpara

fimalgoritmo

Importante: Se, logo no início da primeira repetição, <valor-inicial > for maior que <valor-limite > (ou menor, quando <incremento> for negativo), o laço não será executado nenhuma vez. O exemplo a seguir não imprime nada.

algoritmo "Numeros de 10 a 1 (não funciona)"

var j: inteiro

inicio

para j de 10 ate 1 faca

escreva (j:3)

fimpara

fimalgoritmo

Este outro exempo, no entanto, funcionará por causa do passo -1:

algoritmo "Numeros de 10 a 1 (este funciona)"

var j: inteiro

inicio

para j de 10 ate 1 passo -1 faca

escreva (j:3)

fimpara

fimalgoritmo

Enquanto ... faça

Esta estrutura repete uma seqüência de comandos enquanto uma determinada condição (especificada através de uma expressão lógica) for satisfeita.

enquanto <expressão-lógica> faca

<seqüência-de-comandos>

fimenquanto

<expressão-lógica> Esta expressão que é avaliada antes de cada repetição do laço. Quando seu resultado for VERDADEIRO, <seqüência-de-comandos> é executada.

fimenquanto Indica o fim da <seqüência-de-comandos> que será repetida. Cada vez que a execução atinge este ponto, volta-se ao início do laço para que <expressão-lógica> seja avaliada novamente. Se o resultado desta avaliação for VERDADEIRO, a <seqüência-de-comandos> será executada mais uma vez; caso contrário, a execução prosseguirá a partir do primeiro comando após fimenquanto.

O mesmo exemplo anterior pode ser resolvido com esta estrutura de repetição:

algoritmo "Números de 1 a 10 (com enquanto...faca)"

var j: inteiro

inicio

j <- 1

enquanto j <= 10 faca

escreva (j:3)

j <- j + 1

fimenquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com