TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Exterior

Dissertações: Comercio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  4.409 Palavras (18 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 18

Quando uma empresa necessita buscar recursos para atender suas necessidades de capital, sendo curto, médio ou longo prazo, esses poderão não ser única fonte e não possuírem o mesmo custo, se fazendo necessário apurar o custo médio ponderado que possibilite realizar uma analise sobre a viabilidade ou não de se buscar estes recursos.

Contextos econômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões e improvisações sobre o que fazer com eles.

Uma boa gestão de recursos financeiros reduz a necessidade de capital de giro, proporcionando maiores lucros com a redução das despesas financeiras. Se os fluxos de caixas são otimizados, tendo uma maior segurança na utilização do capital de giro. Essa é a preocupação constante das empresas, devido ao custos financeiros podem absorver valores significativos da sua receita operacional. A preocupação com o fluxo de caixa não deve ser exclusiva das grandes empresas; uma instituição religiosa, empresa estatal, empresa privada, comercial, industrial ou de serviços também necessitam de um fluxo bem gerenciado com a finalidade de atingir os seus objetivos de maneira adequada. Somente um fluxo de caixa bem sucedido poderá dimensionar com segurança o capital de giro.

Etapa 1

A administração do planejamento financeiro envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam afetar os resultados do negócio e projetar os resultados esperados, possibilitando ao gestor a prevenção quanto aas necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente.

A administração financeira empírica poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como detectar o que não está de acordo com o projetado, dificultando a tomada de forma e no período planejado.

O plano financeiro é uma declaração formal do que devera ser feito no futuro, sendo um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados e, por ser o orçamento um planejamento a curto prazo, o mesmo possibilita a determinação de objetivos e ações a serem alcançados e executadas num período próximo, proporcionando um meio de coordenação de todas as funções típicas que uma pequena empresa precisa realizar como: compras, produção, vendas, financiamentos, recursos humanos, etc.

O orçamento formaliza os planos e os objetivos a serem alcançados à curto prazo pela empresa, os quais serão comprados com os resultados alcançados, permitindo a identificação de desvios e a tomada de medidas corretivas para que os resultados esperados sejam alcançados.

Os planejamentos financeiros podem ser estratégicos (a longo prazo) ou operacionais (a curto prazo). Os planejamentos estratégicos direcionam a formulação de planos e orçamento operacionais a curto prazo e fazem parte de um planejamento integrado que, em conjunto com os planos de produção, marketing e outros, se utiliza uma série de premissas e objetivos para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.

Os planejamentos operacionais são ações planejadas para um período curto, acompanhada da previsão de seus reflexos financeiros, tendo como insumos a previsão de vendas de várias formas de dados operacionais e financeiros.

A administração do caixa compreende uma tarefa de suma importância para a empresa.A grande maioria dos fracassos empresariais tem fortalecido a convicção de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e médias empresas é a falta da habilidade gerencial de seus administradores.Essas empresas nascem através de uma ideia de negócios proposta por empresários que conhecem profundamente a função técnica a ser exercida, mas não se preocupam com a função administrativa financeira da empresa. Esses empresários acreditam que se produzir bens de alta qualidade e demanda irão dispensar o tempo a boa administração, relegando esta tarefa a funcionários sem preparo, ao invés de contratarem alguém apto para fazê-lo em seu lugar. Empresa alguma poderá crescer ou mesmo sobreviver, sem um gerenciamento adequado na área administrativa.

A administração do caixa constitui ferramental para a boa administração dos recursos financeiros em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho. A previsão de caixa preparada pelo administrador financeiro somente terá sucesso com o esforço conjunto dos vários departamentos da empresa. A empresa de vendas, as condições das vendas, incluindo prazos de recebimentos, são geralmente de responsabilidade do pessoal de vendas. Os gastos de produção são definidos com o auxilio do pessoal de produção e contabilidade.

O custo de capital pode ser definido como o custo dos recursos financeiros próprios e/ou de terceiros utilizados pela empresa em seu ciclo operacional ou empreendimento. A boa administração financeira propõe que todo investimento ou uso de capital merece uma rigorosa analise de viabilidade.

A utilização de capital de terceiros é vantajosa quando seu custo se apresenta inferior a taxa de retorno prevista. Existe o risco do endividamento pela eventual falta de lucratividade na operação.

Relação entre risco e retorno;

Risco é o grau de incerteza associado a um investimento;

Retorno é a receita esperada ou fluxo de caixa previsto de qualquer investimento;

PASSO 1 - ???

1.1 – Pode-se concluir que a taxa SELIC se origina de taxas de juros efetivamente observadas no mercado;

Taxa SELIC apurada no movimento de 12/09/2013

Data Taxa Anual Fator Diário Fator Acumulado

12/09/2013 8,90 1,00033839 1,0003383900000000

1.2 - Inflação corrente ?

1.3 - ???

Passo 2 –

1- ???

2 - ???

Quando o retorno esperado de dois projetos é diferente, fica difícil comparar medidas absolutas de dispersão como as fornecidas pelos desvios-padrão, a forma de enfrentar esse problema é determinar o risco de um projeto em relação ao seu retorno esperado. Essa medida é chamada de coeficiente de variação ou índice de balanceamento entre risco e retorno, a fórmula usada para esse calcula é:

Coeficiente de Variação (CV) = desvio-padrão dos retornos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com