TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Exterior

Monografias: Comercio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem:

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Após a integração ao Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o México recuperou sua economia e atualmente é o maior exportador da América Latina.

De uma economia dependente de produtos do setor primário transformou-se em uma economia diversificada, exportadora de bens manufaturados. Esta mudança deve-se às empresas maquiladoras instaladas em seu território.

Com base no texto apresentado e em nossos estudos, pesquise as questões a seguir:

Atividade

1) Identifique e disserte, em um texto de no mínimo cinco linhas, sobre os benefícios que o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) trouxe para os países que o compõem: EUA, México e Canadá. (2,5 pontos)

Resposta : Acordando uma liberalização econômica, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países criou-se uma área de livre comércio entre os três países ,com custo reduzido para troca de mercadorias, teoricamente assim se fez o NAFTA. Na verdade Canadenses e Americanos beneficiando- se do México como mão de obra barata, podendo assim enfrentar a concorrência representada pelo Japão e pela União Europeia. Com o tratado foram eliminadas as barreiras alfandegárias (imposto de importação), e facilitou-se o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países . Houve um grande investimento por parte das indústrias Canadenses e Americanas no México assim como seus investimentos, geraram-se empregos, como o desenvolvimento da infraestrutura e da indústria da construção, com as novas rodovias e aeroportos, prédios e casas, instalação de modernos sistemas de telecomunicações. Mesmo que nos valores e condições não aqui discutidas, não se pode negar que foi a partir desse tratado que a economia mexicana viu-se impulsionada. As empresas foram asseguradas no sentido de ter a proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes buscando estabelecer uma estrutura trilateral, para expandir e realçar os benefícios deste acordo. A finalidade é ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna podendo a empresa produzir o que melhor lhe servir, o que as permite que se instalem, de acordo com suas especializações, nos países que apresentarem menores custos dos fatores de produção.

2) Defina o termo indústria “maquiladora”, identifique a região onde estão localizadas no México e qual o número aproximado de indústrias estabelecidas. (2,5 pontos)

Resposta: São empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras, sem o pagamento de impostos para que os produtos sejam montados, sempre se beneficiando de uma mão de obra barata oferecida pelo país aonde se instalou a maquiladora para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo. Atualmente, existem mais de três mil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com