TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comercio Exterior

Ensaios: Comercio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  8.055 Palavras (33 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 33

ATIVIDADE 1

1- 1- O comércio internacional poderá ser vantajoso para uma nação, mesmo se esta produzir internamente a custos mais baixos que outra, desde que em termos relativos, as produtividades de cada sejam de certa forma diferenciadas, ou seja, se na ausência de comércio, os preços relativos de dois bens diferem de um país para outro, então os dois países podem beneficiar mutuamente de uma troca de bens com relações intermédias de preço. Esta afirmação fundamenta a designada:

Resposta Correta: Teoria das vantagens comparativas

Feedback da resposta: O economista inglês David Ricardo em 1817, desenvolveu a chamada Teoria das Vantagens Comparativas que se fundamenta no seguinte princípio:

“Se na ausência de comércio, os preços relativos de dois bens diferem de um país para outro, então os dois países podem beneficiar mutuamente de uma troca de bens com relações intermédias de preço”.

Ricardo demonstrou que o comércio será vantajoso, até mesmo nos casos em que uma nação possa produzir internamente a custos mais baixos do que a outra nação, desde que, em termos relativos, as produtividades de cada uma fossem de certa forma diferenciadas; a especialização internacional torna-se vantajosa para ambas às nações. O Modelo de Ricardo que baseia o comércio internacional, na diferença de produtividade do trabalho, deduz que a nação deverá dedicar-se à produção do bem em que possui a maior vantagem de custo relativo (um fator de produção – dois bens – dois países).

2- Escreveu a obra “Riqueza das Nações” em que foi consagrada a teoria das vantagens absolutas, segundo a qual “Cada país deve concentrar seus esforços no que pode produzir a custo mais baixo e trocar o excedente dessa produção por produtos que custem menos em outros países”. As suas idéias básicas eram que a especialização das produções motivada pela divisão do trabalho na área internacional, e, que as trocas efetuadas no comércio internacional, contribuíam para o aumento do bem-estar das populações. Referimo-nos a:

Resposta Correta: A. Adam Smith

B.

Feedback da resposta: Adam Smith (1723 – 1790) foi um economista e filósofo escocês. É considerado o pai da economia moderna, e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Autor de “Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica. As idéias básicas de Adam Smith eram que a especialização das produções, motivada pela divisão do trabalho na área internacional, e, que as trocas efetuadas no comércio internacional, contribuíam para o aumento do bem-estar das populações.

3- A diminuição de obstáculos ao comércio também é conseqüência dos processos de integração econômica, mediante os quais vários países tentam formar um único mercado de maiores dimensões para os seus produtos, como é o caso do MERCOSUL. Duas das etapas do processo de integração econômica são: o estabelecimento de uma União Aduaneira e o estabelecimento de um Mercado Comum. Sobre etapas do processo de integração indique a alternativa correta:

Resposta Correta: O Mercado Comum consiste numa união aduaneira na qual os participantes se obrigam a implementar a livre circulação de pessoas, bens de mercadorias, de serviços, de capitais e fatores produtivos, eliminando toda e qualquer forma de discriminação.

C.

Feedback da resposta: • Zona de Livre-comércio: grupo de dois ou mais países entre os quais se eliminem os direitos aduaneiros e os demais regulamentos comerciais restritivos para parcela representativa do intercâmbio comercial dos produtos originários da região.

• União Aduaneira: a substituição por um só território aduaneiro formado pelos países integrantes, de modo que os direitos aduaneiros e demais regulamentos comerciais restritivos sejam eliminados, e que cada um dos membros aplique ao comércio tarifas e regulamentos comerciais idênticos com terceiros países.

• Mercado Comum: consiste numa união aduaneira na qual os participantes se obrigam a implementar a livre circulação de pessoas, bens de mercadorias, de serviços, de capitais e fatores produtivos, eliminando toda e qualquer forma de discriminação.

• União Monetária: pressupõe a implantação de um mercado comum, controle de inflação, déficits públicos e políticas monetárias comuns, podendo ser criada uma moeda única.

• União Política e Econômica: corresponde a um mercado comum aliado a um sistema monetário e a uma política externa e de defesa comuns.

• Integração Total ou Confederação: o estágio mais avançado de modelo de integração econômica, consistindo na união econômica, política, na unificação dos direitos civil, comercial, administrativo, fiscal, etc. Este estágio ainda não foi alcançado por nenhum país do mundo.

4- Algumas das situações mais discutidas em fóruns internacionais que tratam de aspectos comerciais têm sido as questões relacionadas às políticas de preços de venda resultantes de práticas comerciais consideradas desleais; o caso dos subsídios aos agricultores americanos permitindo a venda de produtos agrícolas a preços inferiores aos que seriam praticados sem esse auxílio ou a venda de produtos chineses a preços muito baixos são alguns dos pontos que têm sido discutidos em vários organismos multilaterais principalmente na Organização Mundial do Comércio. Entre as práticas desleais ao comércio está o “dumping”; qual o significado de “dumping” em comércio internacional?

Resposta Correta: Exportar uma mercadoria para outro país por um preço abaixo do "valor normal, ou seja, um preço inferior ao custo de produto do bem ou então inferior àquele praticado internamente no país exportador E.

Feedback da resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com