TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Educação à Distância Pode Ser Uma Ferramenta Para A Promoção Da Sustentabilidade Organizacional?

Pesquisas Acadêmicas: Como A Educação à Distância Pode Ser Uma Ferramenta Para A Promoção Da Sustentabilidade Organizacional?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

Para desenvolver uma dinâmica permanente de aprendizagem e mudança é necessário que a organização possua administração participativa, e este ambiente da organização do conhecimento tem que propiciar o desenvolvimento profissional e compartilhamento de idéias e informações.

O desenvolvimento de pessoas está relacionado com a educação, um processo amplo que relaciona a construção de conhecimentos e aquisição de novas competências e habilidades, o que leva ao aumento da criatividade e da inovação no contexto organizacional, trazendo uma vantagem competitiva para a organização. Em um mundo onde as evoluções tecnológicas, econômicas, políticas e sociais ocorrem em velocidade acelerada, aprendizagem e inovação tornam-se imprescindíveis para a transformação da cultura organizacional.

Na atualidade, o conhecimento passou a ser a principal vantagem competitiva das corporações. A princípio, a empresa sem as pessoas é destituída de qualquer conhecimento. O seu capital intelectual está relacionado no conhecimento de seus sócios, funcionários, na opinião de seus clientes e principalmente na forma como ambos são gerenciados pela organização.

Alguns fatores têm contribuído para alertar as organizações sobre a importância da gestão do conhecimento. Um deles é a exigência de respostas mais rápidas, tendo em vista a velocidade e complexidade das demandas do ambiente de negócios. Outro fator é a globalização, que integra os mercados, aumentando as oportunidades negociais. Por último, a tecnologia da informação com sua infinidade de recursos que aproximam pessoas e cria um novo segmento de mercado, o ambiente virtual.

O principal objetivo da Gestão do Conhecimento é utilizar o conhecimento em nível organizacional, com a finalidade de otimizar os resultados, melhorando a eficiência operacional dos negócios.Com tudo isso, o mercado exige um novo perfil de trabalhador. Requisitos como criatividade, flexibilidade, iniciativa e capacidade de tomar decisões são competências fundamentais requeridas pelas organizações, na sociedade da informação.

A cultura organizacional deve ser impactada por uma cultura de aprendizagem continuada, desenvolvida no âmbito da organização. Isso trará impacto positivo nos lucros e resultados corporativo, dando a sustentabilidade necessária para a continuidade dos negócios.

O EAD amplia os horizontes organizacionais, trazendo para a corporação a inserção de seu corpo funcional no cenário das novas tecnologias da informação e comunicação. Algumas empresas têm investido em Universidades Corporativas como forma de garantir a educação continuada e a fixação da missão, valores e cultura organizacional.

A educação está no ar como a base sustentadora e promotora de novas competências e habilidades, permitindo que as pessoas atuem não somente no contexto organizacional, mas também como agentes de transformação social. A organização pode desenvolver uma nova cultura baseada na sustentabilidade proporcionada pela educação. Em tempos de novas tecnologias digitais, a EAD exige a revisão de paradigmas para atender a necessidade de qualificação das empresas. Ela consolida a visão de ensino e da aprendizagem como processos indissociáveis da estratégia organizacional.

Com efeito, as organizações que tiverem uma metodologia de EAD estarão na vanguarda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com