TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Administrar Seu Salão De Beleza

Ensaios: Como Administrar Seu Salão De Beleza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  3.384 Palavras (14 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 14

Estabelecimentos que prestam serviços de beleza estão em alta o ano todo. Os preços aumentam e ainda assim as agendas de cabeleireiras, manicures e depiladoras continuam lotadas. Pesquisas revelam que as brasileiras não economizam quando o assunto é aparência. Independentemente da classe econômica, elas costumam comprometer grande parte do salário com esses serviços, deixando quantias significativas nas mãos desses profissionais todo mês. Apesar de ser muito lucrativo e promissor, esse setor enfrenta alguns desafios, já que grande parte dos salões de beleza que são inaugurados fecham as portas pouco tempo depois. Especialistas afirmam que isso é consequência de má administração.

Saber exatamente o que está acontecendo dentro e em torno de seu negócio e ter certeza que você sabe o que sua clientela deseja são as chaves para gerenciar com sucesso o seu salão. Na prática isso envolve se atentar, resumidamente, para as seguinte áreas:

• Marketing e Divulgação

• Atendimento e gestão de clientes

• Gestão funcionários6

• Prestação do Serviço e qualidade

• Controle financeiro

RESPONSABILIDADES

Como um gerente de salão de beleza você vai se tornar o coração e a alma das operações do salão. Esteja preparado para lidar com todas as coisas boas e ruins quando se trata de gerir o seu pessoal e os clientes que atendem. Você estará lidando com questões de clientes, reclamações, pedidos de produtos, gerenciamento de vendas, controle de atendimento, pagamentos, divulgação, contratação de pessoal, controle financeiro e estoque, questões trabalhistas, verificar limpeza, qualidade dos serviços…Enfim, você é o responsável pela “mágica toda acontecer”.

Ser responsável por um centro de beleza é uma grande responsabilidade, mas também é uma diversão. Trabalho em ritmo acelerado em que você estará interagindo com abundância de indivíduos incríveis e em um ambiente contagiante.

1) Marketing e Divulgação

O objetivo é “colocar o cliente para dentro”. Uma vez com os serviços, produtos e preços bem definidos. Cabe à você estabelecer as estratégias que serão aplicadas para divulgar o salão de beleza, coloca-las em práticas e acompanhar os seus resultados. É comum ter alguém responsável ou terceirizar parte desse trabalho. É muito importante ter controle do quanto se gasta e o resultado de cada estratégia.

Uma dica para se fazer isso é definir um orçamento máximo para ser gasto nesta área e pesquisar quais estratégias tem trazido mais clientes para o seu salão.

2) Atendimento e gestão de clientes

A maneira como você recebe os agendamentos e controla sua agenda e base de clientes é extremamente importante para mantê-los satisfeitos, não cometer erros e desperdiçar o seu tempo e dinheiro. Você deve se preocupar em colocar todas as formas de contato para seus clientes encontra-lo.

Considere ter mais de uma linha telefônica, secretaria eletrônica e um software de agendamento online. Mantenha também uma agenda atualizada. Não importa se você controla sua agenda com papel e caneta, em Excel ou software especializado. Isso garante que você não perca horários e aloque com facilidade e rapidez seus clientes.

Sempre peça o telefone, e-mail, data de aniversário e outra informação que considerar importante. Ter essa base de informações de seus clientes é essencial para idealiza-los. Mais uma vez, não importa onde esteja essas informações, o importante é que você as tenha.

Para garantir que isso tudo está sendo feito, treine muito bem suas funcionárias. Invista tempo explicando a importância e garantindo que elas saibam fazer todo o necessário. Uma reunião semanal para acompanhar essas ações, ver as dificuldades e decidir novas soluções são importantes. Aproveite o início da semana para essas discussões e mantenha uma ata para acompanhar o quem tem sido feito.

3) Gestão de funcionários

Opinativo, criativo e independente. Este é na maioria das vezes o perfil de quem trabalha com beleza e estética. A pior posição para estar é ter seu pessoal contra você. Os bastidores de um salão de beleza é um ambiente onde fortes alianças podem ser formadas. Existem salões que governam com mão de ferro, outros, que permitem ir e vir como quiser. Eu acho que o melhor equilíbrio é encontrado em algum lugar no meio.

A primeira e melhor dica é investir tempo e dinheiro na contratação do profissional certo. Gaste tempo achando, selecionando e treinando essa pessoa. Mas seja rápido para dispensa-lo.

Reuniões mensais com o pessoal é uma grande oportunidade para ter sua equipe em conjunto e solucionar quaisquer dúvidas ou perguntas entre eles. Se você acha que uma vez por mês não é suficiente, vá até duas vezes por mês. Mais do que isso pode ter o efeito contrário. Você pode tentar também fazer encontros diários curtos (não mais que 15 minutos e em pé, para garantir que seja rápido) apenas de para alinhar o que precisa ser feito no dia e resolver questões urgentes.

Garantir o treinamento de seu pessoal também é essencial. Mantem a satisfação de seus clientes, garante o sucesso de seu negócio e ajuda a manter seu pessoal junto com você. Assine revistas de ponta e pague um curso, por exemplo, a cada 2 meses para o melhor profissional. Outra ideia é junto com os fornecedores de produtos profissionais para salão de beleza. Muitas vezes eles trarão representantes para fazer demonstrações gratuitas para seus estilistas. Use isso a seu favor! Além de ganhar produtos novos, você garante que seus funcionários ganhem continuamente novos conhecimentos.

4) Prestação do Serviço e qualidade

Você é a melhor pessoa para saber o que deve ser feito nesta hora. Apenas garanta que todo o material necessário sempre estará ao alcance de seus funcionários e que nunca faltará algum equipamento caso o salão esteja cheio. Controlar o estoque de produtos para serem usados em serviço e vendas é uma atividade essencial. Mais uma vez, separe momentos do dia para verificar os níveis de estoque, conversar com fornecedores e atualizar sua planilha. Manter um controle rígido de produtos pode garantir uma margem de lucros maior em seus serviços prestados.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com