TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Estão Representados Os Movimentos Sociais No Brasil?

Artigos Científicos: Como Estão Representados Os Movimentos Sociais No Brasil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 8

Os movimentos sociais no Brasil sempre foram representados por duas vertentes básicas e intelectualidade inorgânica (Extrema Direita) e movimentos Proletários (Extrema esquerda); isso até o inicio da Década de 90 e antes da instalação de uma politica neoliberal; na atualidade os movimentos sociais (Vide protestos em capitais brasileiras ) incorpora elementos de todas as camadas sociais; Étnicas e religiosas. O que se configura também pelo processo de abertura econômica; abertura e interpenetração de mercados, na globalização, e na ampla informação; Através de redes sociais.

Querendo ou não, o motivo das manifestações levaram em conta o valor que está sendo gasto pelo governo com a copa. Isso fez com que o povo se revoltasse e levasse para a pauta das manifestações, que o uso do dinheiro está sendo exagerado, isso para fazer bonito para os outros países. Ao mesmo tempo a saúde e educação precária do Brasil recebe pouco investimento e talvez seja nulo o que é feito em alguns lugares.

O dinheiro que está sendo gasto com a copa, poderia ser utilizado com investimentos na saúde, educação e outros fatores necessários de investimentos,

Movimentos sociais

Presentation Transcript

1. MOVIMENTOS SOCIAIS Prof: ROCHA

2. Movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais

3. • Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses.

4. Os principais movimentos sociais no Brasil Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) Movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.

5. Em meados de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços públicos (rodovias, praças, etc.). Os movimentos populares urbanos foram impulsionados pelas Sociedades Amigos de Bairro - SABs - e pelas Comunidades Eclesiais de Base - CEBs.

6. os anos 1960 e 1970, mesmo diante de forte repressão policial, os movimentos não se calaram. Havia reivindicações por educação, moradia e pelo voto direto. Em 1980 destacaram-se as manifestações sociais conhecidas como "Diretas Já". Diretas já apoiada pela mídia conservadora

7. • Em 1990, o MST e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores. • Ações coletivas que tocam nos problemas existentes no planeta (violência, por exemplo), • Ações coletivas que denunciam o arrocho salarial (greve de professores e de operários de indústrias automobilísticas); • Ações coletivas que denunciam a depredação ambiental e a poluição dos rios e oceanos (lixo doméstico, acidentes com navios petroleiros, lixo industrial)

8. Protestos no Brasil têm semelhanças com outros ao redor do mundo

9. A recente onda de manifestações que varre o Brasil de Norte a Sul surpreendeu muitas pessoas, que assistiram atônitas à forma como um movimento que começou pequeno, contra o aumento da tarifa de transporte público, agora abraça outras causas e conseguiu mobilizar mais de um milhão de pessoas em cem cidades

10. As manifestações brasileiras seguem tendências que vem se repetindo em outros países. •o Irã, em 2009 •o Egito, em 2011 •a Espanha, também em 2011 •a Turquia, em 2013

11. • Apesar de terem motivações diferentes, esses protestos têm em comum o fato de terem sido organizados e promovidos nas mídias sociais • Turquia, por exemplo, os protestos também não têm uma liderança clara, enquanto que, na Espanha, os líderes das manifestações não tinham clara vinculação partidária.

12. O movimento começou pequeno, contra a demolição do Parque Gezi, uma das poucas áreas verdes de Istambul, localizado na praça Taksim, no centro da cidade. Começou pacífico, mas rapidamente se espalhou pelo país e se tornou um movimento contra o governo quando a polícia respondeu com violência, usando canhões d'água e bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes se revoltaram contra o uso da força e acusaram o governo de autoritarismo. TURQUIA

13. EGITO O movimento no Egito começou inspirado na revolta na Tunísia, que semanas antes tinha conseguido derrubar o governo do ex-presidente Zine El Abidine Ben Ali. O governo do então presidente egípcio Hosni Mubarak estava com a imagem desgastada, a economia ia mal, o desemprego era grande e o custo de vida era muito alto.

14. As redes sociais foram a essência do movimento que acabou derrubando Mubarak. O movimento Nós somos todos Khalid Saeed deu início à mobilização por meio de uma página no Facebook, que ganhou esse nome em homenagem a Khalid Saeed, que foi torturado e morto pela polícia em junho de 2010. Os protestos foram organizados pela internet, que também serviu de canal de transmissão de vídeos e fotos sobre os protestos.

15. Reivindicações Em 2011, Mubarak já estava havia 29 anos no poder. O Estado era acusado de autoritarismo, corrupção, e as pessoas vinham sua situação econômica deteriorar a cada dia, com inflação alta e desemprego. No início, as principais reivindicações eram por melhorias de vida e mais justiça social e liberdade de expressão, mas rapidamente se voltaram diretamente contra o presidente depois da violência com a qual o governo respondeu às manifestações. Conquistas Mubarak acabou sendo forçado a renunciar à Presidência e, em junho de 2012, o candidato da Irmandade Muçulmana, Mohammed Morsi, foi eleito presidente. Apesar de no início ter representado uma esperança para os egípcios, Morsi agora é acusado de querer concentrar poderes e de ter traído os principais objetivos da revolução: "pão, liberdade e justiça social". Muitos pedem sua renúncia e a transição para um governo de coalizão, uma proposta rejeitada pela Irmandade Muçulmana.

16. ESPANHA

17. O movimento 15M ou "os indignados" ganhou esse nome por causa do primeiro dia em que os manifestantes saíram às ruas, 15 de maio de 2011. Nenhum incidente concreto desencadeou os protestos, mas as manifestações ocorreram em um contexto de crescente descontentamento popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com