TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Um Plano De Exportação

Trabalho Escolar: Como Fazer Um Plano De Exportação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2013  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  2.359 Visualizações

Página 1 de 7

A empresa Dreams Shoes, fundada por Cristiane Xavier e Jayamme Patrício, em Janeiro de 2008, no estado do Ceará, faz nascer uma marca com um novo conceito em sandálias de couro. Em março do mesmo ano, a marca abriu sua 1° loja no shopping Benfica.

Com um forte conceito de qualidade e credibilidade, hoje a Dreams Shoes se consolidou no mercado unindo moda, qualidade e preço acessível aos seus produtos. Após 4 anos no ramo, ela está presente em 4 estados brasileiro com um total de 5 lojas.

Devido a esse mercado tão consolidado é que nós fundadores decidimos exportar nossos produtos. Hoje exportar passou a ser uma questão de sobrevivência em um mundo tão competitivo, tão integrado e globalizado. Exportar surge como uma forma de diluir riscos e evitar instabilidade. O empreendedor não fica tão dependente do mercado, da economia e das mudanças políticas do Brasil.

Além do que exportar tem outras vantagens como:

• Aumento da lucratividade da empresa

• Melhoria no controle da qualidade

• Benefícios fiscais

• Estabelecimento de mercados alternativos

Sendo assim, decidimos exportar para o Chile, pois nos últimos três anos houve uma evolução bastante positiva do comercio Brasil-Chile. O Brasil hoje é o quarto sócio comercial do Chile. As exportações brasileiras beneficiaram-se do bom momento da economia chilena nestes últimos anos, com crescimento da economia elevação da renda e consumo.

O comercio varejista Chileno vem crescendo, alguns fatores contribuíram para isso, como criação de novos empregos, aumento do salário em 1,8% nos últimos 12 meses entre outros.

A posição privilegiada ocupada pelo Brasil no mercado chileno decorre, entre outros fatores, do elevado grau de complementaridade existente entre as duas economias, bem como o fato de que os produtos brasileiros costumam apresentar, em geral, nível tecnológico adequado e nítidas vantagens de preço em relação aos seus principais concorrentes.

Para isso fizemos uma pesquisa de mercado, a fim de evitar riscos e investimentos desnecessários, com apoio ao serviço de consultoria prestado pela Orientação Empresarial em Comercio Exterior do SEBRAE-CE.

Objetivos da pesquisa de mercado:

• Selecionar mercados para a venda de produto;

• Identificar tendências e expectativas;

• Reconhecer a concorrência;

• Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças.

Alem de pesquisa no site www.fiec.org.br, vê apêndice.

Assim para entrar no comercio exterior fez-se necessário um plano de negócio, que será descrito abaixo.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE EXPORTAÇÃO

Perfil:

Produto: Calçados – Sandália, Botas e Cintos em Couro.

Empresa: Dreams Shoes

País-alvo: Chile

Público-alvo: Lojas de varejo de calçados situados em shoppings a fim de atender clientes que frequentam esses locais. As especificidades desses clientes serão reconhecidas ao longo do processo de inserção no mercado, estando a empresa disponível para flexibilização de suas estratégias com o propósito de atender melhor o cliente.

Pontos-fortes: Ser reconhecido internacionalmente pela qualidade, designer e preço acessível, sendo o Brasil, segundo o site do Brazilian Footwear o 3° maior produtor de calçados, 8° maior exportador de calçados e o 4/ maior consumidor de calçados e o Ceará o 2° maior exportador de calçados, sendo esses os diferenciais competitivos.

Desafios: Fazer com que os produtos sejam objeto de consumo feminino, pelo diferencial do designer, qualidade e preço.

Parceiros locais: Embaixada, Consulado Geral do Brasil, Câmara Chileno-Brasileiro, Câmara de Comercio Brasil Chile, Setor de Promoção Comercial-SECOM. Credenciamento no Registro de Exportadores e Importadores (R.E.I.), no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) e também no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR).

Concorrentes: Demais exportadores de calçados de couro para o Chile que realizam atividade promocional no PDV e possuem parceiros locais.

Mix de Produtos: sandálias, botas e cintos de couro.

Mercados: Lojas de varejo principalmente em shopping centers. Primeiramente foi feito pesquisa pela internet e depois de contatos em feiras foi feito visitas pessoalmente.

Fatores que influenciam na compra em cada mercado:

Estratégia de inserção no mercado:

• INICIAL (1 ANO) - Visitas a lojas de calçados e vestuário e acessórios para mostrar o portfólio da empresa, vantagens, criação de website, o cadastramento da empresa e de seus produtos no BBO – Brazilian Business Opportunities (o diretório de exportadores brasileiros disponibilizado na página eletrônica da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios), além da participação em feiras internacionais, missões empresariais e rodadas de negócios.

• DESENVOLVIMENTO (1 ANO E 6 MESES) - Manter todas as atividades realizadas inicialmente, alterar os processos que tiveram falha e buscar se adequar cada vez mais ao mercado.

• MELHORIA CONTÍNUA (APÓS 2 ANOS) - Nesta fase o produto encontra-se em posição de vendas relevante, portanto deve-se manter os pontos fortes da empresa, corrigir falhas rapidamente e buscar a melhoria contínua a fim de se manter no mercado.

Cronograma Inicial: Realizar a primeira venda e Julho de 2014, com média inicial de US$ 200 mil e ter o objetivo de lucro em 1 ano de inserção no mercado exterior.

• No Brasil

Crescimento no mercado interno: A empresa já comercializa para a região Nordeste e está em processo de expansão para a região Norte.

Associação: Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados.

Mercados-alvos: Lojas de Varejo localizadas em shopping para consumidores de classe média.

• No Exterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com