TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Lidar Com A Concorrencia

Monografias: Como Lidar Com A Concorrencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Analise dos Concorrentes

Assim que a empresa identificar os principais concorrentes ,ela deve descobrir suas estratégias, seus objetivos, suas forças e suas fraquezas.

Uma análise da concorrência permite a você identificar quem é e avaliar seus respectivos pontos fortes e fracos. Conhecendo as ações de seus concorrentes, você terá um melhor entendimento sobre que produtos ou serviços deverão oferecer; como poderá anunciá-los de maneira eficaz; e como poderá posicionar sua empresa.

Estratégias

um conjunto de empresas que adotam a mesma estratégia em um certo mercado-alvo é chamado de grupo estratégico. A empresa precisa monitorar constantemente as estratégias dos concorrentes.

As empresas devem estabelecer estratégias para se tornar competitivas, estratégias essas que devem ser definidas a partir da análise correta de diversos indicadores que estão presentes em cada tipo de concorrência.

Objetivos

Uma vez que a empresa tenha identificado seus principais concorrentes e suas estratégias , ela deve se perguntar : O que cada concorrente esta buscando no mercado ? O que impulsiona o comportamento de cada concorrente?.

Muitos fatores moldam os objetivos de um concorrente, incluindo porte, histórico, administração atual e situação financeira. Se o concorrente for uma divisão de uma grande empresa, é importante saber se a matriz o está dirigindo para o crescimento e para os lucros ou se está apenas o explorando.

Forças e fraquezas

Uma distinção importante a se fazer antes de começarmos é que Análise de Concorrentes não é Comparação de Produtos. Embora possamos mencionar os tipos de produtos vendidos, não devemos incluir uma descrição detalhada das funcionalidades de um produto numa Análise de Concorrentes. Em sua essência, uma Análise de Concorrentes é um documento que avalia as forças e fraquezas de seus rivais.

Porem, a empresa precisa coletar informações sobre as forças e as fraquezas de cada um de seus concorrentes.

Seleção de Concorrentes

Após ter conduzido sua analise de valor para o cliente e analisado seus concorrentes minuciosamente, a empresa pode concentrar seu ataque em um dos seguintes grupos de concorrentes: concorrentes fortes versus concorrentes fracos, concorrentes próximos versus concorrentes distantes e concorrentes ‘bons’ versus concorrentes ‘maus’.

Fortes versus fraco. A maioria das empresas direciona seus ataques aos concorrentes fracos, pois isso exige menos recursos por participação de mercado conquistada. No entanto, a empresa deve competir igualmente com concorrentes fortes, para acompanhar os melhores. Até os concorrentes fortes possuem fraquezas.

Próximos versus distantes. A maioria das empresas compete com os concorrentes que mais se parecem com elas. Mas as empresa também devem identificar concorrentes distantes.

“Bons” versus “maus”. Todo setor contem concorrentes bons e maus. A empresa deve auxiliar seus concorrentes bons e atacar seus concorrentes maus. Os bons são os que atuam segundo as regras do setor: fazem suposições realistas sobre o potencial de crescimento do setor; estabelecem preços que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com