TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição De Mercado E Concorrência

Pesquisas Acadêmicas: Definição De Mercado E Concorrência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 5

Definição de Mercado e Concorrência

1. INTRODUÇÃO

O comportamento do indivíduo é estudado pela teoria microeconômica e é retratado na figura do consumidor ou na do empresário, proprietário e/ou administrador de um empreendimento. Na primeira situação, ou seja no comportamento individual do consumidor ou seu conjunto de consumidores(coletivo), dotada de renda (salário) suficiente e diante de fatores objetivos( especialmente níveis de preços ) ou subjetivos( hábitos e gostos/preferências, condicionantes psicológicos, etc.), busca a combinação de bens ou serviços que lhe proporcione atingir diretamente o maior nível de satisfação, prazer, felicidade, bem-estar ou , tecnicamente, o mais elevado patamar de utilidade.

Na perspectiva de empresário, aflora o indivíduo que, orientado por determinada tecnologia, irá combinar os insumos ou fatores de produção de modo a gerar um bem ou viabilizar a prestação de um serviço, o qual, transacionado no mercado, irá lhe permitir atingir o equilíbrio segundo a política que adotar para a condução dos respectivos negócios ( a mais aplicável é a da maximização de lucro). Portanto, precisará decidir como e quanto produzir e, em função disso, estará credenciado a alcançar um resultado.

O preço é o denominador comum entre a oferta – individual ou de mercado ( o empresário defronta escassez de insumos e, portanto, as suas expectativas são finitas e limitas) - e a procura/demanda – individual ou de mercado( o consumidor possui ansiedades infinitas e ilimitadas). A determinação desse preço de equilíbrio está condicionada à finalidade da empresa e à estrutura mercadológica em que esteja inserida.

2. DEFINIÇÃO DE MERCADO

MERCADO : é o conjunto de pontos de contato ( ou evento de reunir ou colocar juntos) entre vendedoresde um bem( produto final ou insumo) ou prestadores de serviço e os potenciais compradores desse bem ou os usuários de tal serviço, de modo a serem estabelecidas as condições contratuais de

venda e compra ou da prestação e uso do serviço, bem como concretizados os negócios resultantes do acordo.

Os mercados de produtos finais, serviços ou, então, de insumos/fatores de produção são classificados pela ciência econômica como a junção de agentes conflitantes – consumidores e empresas - e constituem o cenário no qual são determinados os preços. Conceituá-los nem sempre representa tarefa fácil, embora possam ser enfocados das mais diversas óticas.

É possível verificar que o contexto comporta qualquer tipo de intercâmbio, ou seja, troca direta e troca indireta. Assim, as negociações podem acontecer diretamente, desde a situação em que se adquire , por exemplo, refrigerante, água ou qualquer outro bem de uma pessoa que esteja ao longo de uma rodovia ou postada próxima a um semáforo até aquela em que as transações ocorrem em lojas localizadas nos grandes centros de compra(shoppings) ou em praças de alimentação, hoje bastante comuns. Ademais, é possível conceber tais trocas indiretamente, quando efetivadas nas bolsas de mercadorias, bolsa de cereais ou em instituições congêneres.

Assim, a definição não está circunscrita a uma região determinada, ao espaço geográfico. O mercado é caracterizado pela idéia de espaço econômico, isto é, pela descontinuidade territorial( sem delimitação de área particular).

As negociações voluntárias, constituem outra singularidade. Normalmente, caberá ao sistema de preços funcionar como o denominador comum ou, na pior das hipóteses, na maneira como as partes estarão valorizando o elemento móvel ( mercadoria ou serviço) objeto da negociação entre elas.

A presença explícita das partes (compradores e vendedores) se torna desnecessária, efetivamente, fica subentendida a possibilidade de globalização, podendo haver mercados locais, regionais, nacionais e internacionais. Ademais, as negociações podem ocorrer sem o contato físico das partes, pois estas lançam mão da comunicação em tempo real proporcionada pelas modernas redes de telecomunicações ( internet, telefonia, por exemplo), sem que haja envolvimento direto com os produtos, graças à existência de tipos padronizados (mercados de boi, ouro, soja, entre outros) e de instituições que garantem os tipos de bens ( caso característico do mercado cafeeiro com os diversos tipos de café: bebida mole, tipo 3,

arábico, etc). Não pode ser ignorado também que, recorrendo-se à internet, é possível “ avaliar” as mercadorias.

O conceito apresentado diz respeito aos diferentes estágios do processo de transação, ou seja atacado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com