TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Montar Um Plano De Negocio

Pesquisas Acadêmicas: Como Montar Um Plano De Negocio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.926 Palavras (16 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 16

2. INTRODUÇÃO

Antes de começar o seu plano de negócio, o empreendedor precisa se livrar dos mitos que o rodeiam. O número um é de que um bom plano será a salvação de sua empresa. Isto porque, o mercado está cheio de exemplos de planos de negócios maravilhosos e muito bem escritos, mas que findaram em empresas falidas.

O empreendedor precisa saber que os planos de negócio são roteiros, quanto mais precisos, menores são as chances de erro, mas, ainda assim, podem haver imprevistos no caminho. Cabe então ao empreendedor blindar-se destes imprevistos para ter mais chances de sucesso.

Outro mito relacionado ao plano de negócio está na forma com o empreendedor vê e se relaciona com sua idéia. Muitos empreendedores acreditam que sua idéia é a melhor do mundo e por isso, sozinha, ela vai se sustentar. Daí não se preocupam tanto com o plano de negócio e acabam sendo prejudicados pela falta de planejamento.

Por essa razão, antes de achar que o plano de negócio é o segredo do sucesso ou então desprezá-lo por completo por considerar sua idéia genial demais para dar errado, vale parar, pensar e, segundo especialistas, encontrar respostas para estas cinco perguntas:

Se estas cinco perguntas sinalizarem que vale à pena investir em sua idéia, já que um plano de negócio custa tempo e dinheiro, é hora de seguir em frente e por suas mãos à obra.

3. O PODER DA CAPA

É unânime entre os especialistas: se você quer causar uma boa impressão com seu plano de negócios precisa estar atento aos detalhes. Uma capa bem feita, um sumário bem escrito, um roteiro organizado, ou seja, que deixe o texto e as informações ali presentes fluídas e limpas são essenciais para o seu leitor. Por isso, a dica é: deixe os detalhes para o final.

A capa é a primeira parte do seu projeto que será visualizada por quem lê o Plano de Negócios. Portanto, ela deve ser simples, objetiva e transmitir para o leitor a mensagem da maneira mais fluída possível. Especialistas aconselham a montar a estrutura do plano e deixar a escolha do papel, impressão e outros detalhes que farão a diferença da apresentação do trabalho para o final do projeto. Lembrando que o ideal é fugir dos excessos.

Lembre-se: o plano não pode ter muito rococó, tem que transmitir a idéia do produto que está sendo vendido. Essa compatibilidade deve estar forte na mente do empreendedor.

3.1 SUMÁRIO EXECUTIVO

Se existe uma etapa do plano de negócio que merece atenção especial do empreendedor na hora de sua criação é o sumário executivo. Esta seção deve, obrigatoriamente, vender o projeto. Portanto, mais do que explicar tecnicamente como será desenvolvido seu produto, ela precisa convencer o leitor de que ela vale a pena. Um bom sumário executivo descreve o 'pulo do gato' do negócio. Seu objetivo é fazer o leitor continuar lendo. Não é um resumo, por isso precisa ter uma abordagem vendedora.

Pensando nisso, o sumário executivo deve ser dirigido ao público-alvo em questão, seja ele o investidor, cliente ou parceiro. Assim, o empreendedor deve se fazer algumas perguntas tais como: por que meu projeto seria interessante aos seus olhos? Qual o meu diferencial? A idéia é inovadora? Ela atende uma demanda específica? Tem vantagem financeira em relação à concorrência? São estas as respostas que irão nortear o empreendedor a escrever o sumário.

Essas informações, porém, só estarão acessíveis ao passo que o empreendedor tiver desenvolvido outras etapas técnicas do plano de negócio, como por exemplo, a análise financeira e o plano de marketing do projeto. Por esta razão, é importante destacar que o sumário executivo deve ser a última etapa do plano de negócio a ser escrita. Além disso, ele deve ser escrito com muita atenção e apenas quando o empreendedor estiver de posse de todas as informações necessárias para justificar a viabilidade de sua idéia.

O tamanho do texto também deve ser uma preocupação do empreendedor. Uma vez que o sumário precisa ser atraente, ele não pode ser muito extenso e cansativo de ler. Informações interessantes, confiáveis e objetivas fazem a diferença na hora de escolher entre um projeto e outro. Embora os especialistas defendam que não haja um tamanho padrão para um sumário executivo, o ideal é usar o bom senso e perceber que, mais de duas páginas de um texto vendedor e sem respaldo técnico de sua viabilidade cansam qualquer um.

3.2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A descrição da empresa é a primeira etapa técnica de um plano de negócio a ser desenvolvida se você, empreendedor, já tem uma empresa estruturada. Do contrário, ela entra como parte integrante da descrição de seu projeto. Se a empresa já estiver consolidada, é nesta seção que o empreendedor deve descrever o que é a empresa, seu histórico, crescimento/faturamento dos últimos anos, sua razão social, impostos, estrutura organizacional, localização, parcerias, serviços terceirizados etc.

Nesta etapa, o empreendedor precisa ter em mente qual será sua estratégia para colocar o seu negócio em prática. Em geral, o plano operacional é composto dos seguintes subitens que não precisam ser seguidos obrigatoriamente nesta ordem:

Plano operacional- É aqui que o empreendedor irá destacar a localização do seu negócio, a descrição e a quantidade de equipamentos que irá precisar, quem serão e quantos fornecedores ele irá trabalhar etc.

Plano gerencial - Nesta fase, o empreendedor irá identificar quantas pessoas são necessárias para levar seu negócio adiante. É uma avaliação de Recursos Humanos. Ele também precisará investigar qual o perfil de profissional desejado, como será a remuneração deste profissional, como será o treinamento da equipe e, também, a estratégia de motivação para com ela.

Plano jurídico - O empreendedor precisará ter em mente como seu negócio irá sair do papel. Será preciso estabelecer uma sociedade? Se sim, quantos sócios? Qual será o percentual de retirada de cada um? Caso seu negócio envolva a patente de um produto, quais os requisitos legais para garantir sua patente e sua proteção? Será necessário ter um escritório de advocacia como auxiliar?

3.3 DESCRIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Nesta seção do Plano de negócios o empreendedor deve descrever quais são seus produtos e serviços e como eles serão produzidos. A descrição precisa abordar pontos como: ciclo de vida, fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com