TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como O Conselho Escolar Deve Contribuir Para Assegurar Uma Organização Escolar Que Contemple O Melhor Aproveitamento Do Tempo Pedagógico E A Garantir Ao Direito De Cidadania?

Por:   •  19/2/2015  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  762 Visualizações

Através da leitura do Caderno 4, é função da escola formar cidadãos, assegurando a apropriação do conhecimento sistematizado, oferecendo ambiente propício a aprendizagem significativa e as práticas de convivência democrática.

Para que a escola construa esse ambiente favorecedor de formação é necessário elaborar um Projeto Político Pedagógico, como instrumento coletivo, capaz de resgatar a unidade escolar e de garantir que não haja uma divisão entre o que planejam e os que executam.

Elaborado, executado e avaliado de forma conjunta, tem uma nova lógica de princípio do processo que todos os segmentos planejam, garantindo a visão do todo, e todos executam, mesmo que apenas parte desse todo. Com isso de posse do conhecimento de todo o trabalho escolar, os diversos profissionais e segmentos envolvidos (gestores, técnicos, coordenadores pedagógicos, funcionários, docentes, discentes, pais e comunidade local) cumprem seus papéis específicos, sem torná-los estanques e fragmentados.

O Projeto Político Pedagógico constitui o norte orientador das atividades curriculares e da organização da escola e se expressa nas práticas cotidianas, traduzindo os compromissos intelectuais relativos ao direito, consagrado nas leis brasileiras e garantido a todos sem distinção de qualquer natureza de acesso à educação escolar pública gratuita e de qualidade referenciada peo social.

É importante para o Conselho Escolar, entender o funcionamento da escola e as razões do tipo de organização das classes e turmas. Por isso, deve participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola e observar sua aplicação na prática, intervindo quando necessário, para garantir uma educação de qualidade e igualitária a todos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com