TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se Cria Um Relatório

Artigo: Como Se Cria Um Relatório. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito

Relatório é o documento através do qual se expõem os resultados de atividades variadas.

O relatório assume cada vez maior relevo na administração moderna, porque é impossível para um administrador ou um técnico, em cargo executivo, conhecer e acompanhar pessoalmente todos os fatos, situações e problemas que, por seu vulto, devam ser examinados.

Para redigir um bom relatório, não basta alinhar os fatos. Ele deve ser objetivo, informativo e apresentável.

O relatório constitui um reflexo de quem o redige, pois espelha sua capacidade.

Regra geral, o propósito do relatório é, obviamente, relatar (ou reportar). Em todo o caso, pode incluir elementos persuasivos, como recomendações ou sugestões.

Os relatórios podem ser públicos ou privados. Por exemplo, permitem responder às perguntas que as pessoas colocam ao governo ou a uma empresa.

Elaboração de Relatório

Antes de redigi-lo, o autor deverá elaborar um esquema, respondendo as estas perguntas:

O quê?

Por quê?

Quem?

Onde?

Quando?

Como?

Quanto?

E daí?

O relatório deve dividir-se em diferentes partes indicadas abaixo.

É importante saber qual o tipo de redação a ser adotado para estabelecer o foco: exposição detalhada de um caso (descrição) ou opinião e posicionamento - individual ou coletivo - diante de um assunto (dissertação). Em seguida, verifique para quem se dirige a comunicação: um Conselho de profissionais, um diretor ou gerente, um colega com quem você tem mais amizade? De acordo com o destinatário escolhido, você vai precisar adotar um estilo adequado: protocolar, formal ou informal, sintético ou analítico.

O começo tem de ser criativo e claro. Você precisa "prender" a atenção do leitor nas primeiras dez linhas para que ele se sinta motivado a continuar a leitura.

O meio tem de ser persuasivo para convencer o leitor a respeito do ponto de vista que você está desenvolvendo. Reúna fatos, estatísticas, gráficos e depoimentos para dar consistência ao seu relatório.

O fim, assim como o começo, precisa ser marcante. No último parágrafo, faça um resumo do que foi escrito e encontre uma frase expressiva que possa representar bem a comunicação feita. Por tanto, o relatório será dividida em partes distintas, onde estarão contidos todos os dados necessários à análise de quem o vai receber.

Composição do Relatório

Capa

A capa conterá o nome da organização, o título do trabalho, setor que elaborou, data, nome do autor.

Folha de Rosto

A folha de rosto repete mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com