TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se Produz O Azeite De Oliva

Casos: Como Se Produz O Azeite De Oliva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Usualmente, o termo azeite refere-se ao produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras.

Para obter um azeite de oliva de qualidade são necessários os seguintes passos:

COLHEITA DOS FRUTOS:A oliveira floresce na primavera, época que o fruto começa a se formar para ir amadurecendo, passando da cor verde para negra, a partir do verão até o final de outono, princípio do inverno quando é feita sua colheita. A colheita da azeitona pode ser feita manualmente (coletando-se uma a uma), por um sistema denominado vareo (golpeando-se a árvore com varas grandes e flexíveis para que as azeitonas irem caindo em lonas previamente colocadas ao pé da oliveira) ou por meios mecânicos (equipamentos com mãos mecânicas que vibram a árvore e faz o mesmo que o vareo).

TRANSPORTE AO MOINHO: As azeitonas colhidas são transportadas, para o moinho onde se procede sua moagem. É importante que as azeitonas colhidas estejam livres de pedras, terras e outras impurezas, pois elas podem causar rupturas na pele do fruto propiciando o início do processo da fermentação, o que diminui a qualidade final do azeite ser extraído. Ao chegar ao moinho, as azeitonas são armazenadas em pilhas de pequena altura para evitar aquecimento e a ruptura da pele do fruto. Dessa forma busca-se a minimização de fermentação das azeitonas, que diminui a qualidade da colheita. Por essa razão, para obter um azeite de qualidade, com baixa acidez, a azeitona deve ser processada até 24 horas após sua colheita.

LAVAGEM: As azeitonas são colocadas em cintas transportadas que cruzam por uma cortina de ar que retira as folhas que inevitavelmente acompanham os frutos. Em seguida, os frutos são selecionados por qualidade e lavados em água corrente para que sejam submetidos a moagem.

MOAGEM:A moagem consiste na trituração dos frutos (sem a retirada prévia dos caroços) até formar uma massa oleosa, cuja consistência é controlada adicionando-se água se necessário.

UTILIDADES DO AZEITE DE OLIVA:

Além de ser ótima opção aos óleos mais comuns como o de soja por ser mais saudável e favorecer o colesterol bom no sangue, o azeite de oliva guarda uma série de utilidades. O azeite de oliva extra virgem é ótimo para temperar saladas, ou mesmo para ser consumido puro (uma colher de azeite de oliva por dia é capaz de curar o colesterol e ajudar no funcionamento intestinal).

Entre as propriedades do azeite de oliva também estão as emolientes (por se tratar de um, óleo, ele pode ser usado para lubrificar áreas do corpo que perdem a hidratação natural com facilidade, como os cotovelos e os joelhos, também é recomendado que use o azeite para hidratar os pés e mãos).

E não para por aí ...Junto com a capacidade de hidratar a pele humana também vem a de hidratar os cabelos. O azeite de oliva pode ser usado nos fios antes da lavagem para (proteger o cabelo do efeito detergente dos shampoos). Deixando os cabelos limpos sem perder a oleosidade natural dos fios, o que faz com que os fios permaneçam fortes e resistentes.

O azeite de oliva ainda pode ser usado para amolecer e melhorar o aspecto das cutículas. Ele também ajuda na cicatrização, podendo ser aplicado sobre machucado. Funciona também como anti-inflamatório e antioxidante e também auxilia na remoção de cravo.

TIPOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com