TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa de engenharia produz

Seminário: Empresa de engenharia produz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Seminário  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Engenharia produz, a sociedade utiliza.

Bruno R. S. Paulino

“Engenharia produz, a sociedade utiliza. Perspectiva em Ciência da Informação” (Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p.416-423), dos engenheiros Murilo Silveira, Susana Schmidt e Cecília Prysthon, traz a ideia de que todo conhecimento adquirido em prol da ciência, deve-se ser do alcance de todos. Deixam claro durante todo o artigo que as pesquisas são tanto para uso de quem não tem conhecimento sobre o assunto, como quem está profundamente engajado em pesquisas sobre o tema.

Nas páginas que se seguem durante o artigo, os autores expõem de forma bem sucinta que os projetos desenvolvidos pela sociedade, são para a própria sociedade, ou seja, tudo que é produzido em determinada área de conhecimento é de uso coletivo. As buscas realizadas pelos grupos de pesquisa de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco são tanto para a área básica como para aplicada, onde cada uma dessas áreas tem uma finalidade. A básica sendo para pesquisadores envolvidos com o assunto e a aplicada para quem não tem tanto envolvimento, porém, usará os resultados das pesquisas para outra finalidade.

O grande problema tem sido a relação entre os engenheiros e a sociedade. É perceptível durante o texto, a constante busca pela aproximação de ambos os lados, observação que fica explicita quando os autores mostram sua metodologia (p.419). É mostrado parte por parte de seu método, desde a identificação dos grupos de pesquisa, ao levantamento de sua produção e as entrevistas com técnicos das instituições parceiras para uma maior disseminação do conhecimento e do projeto.

Segundo os próprios autores, outro objetivo do artigo é “entender a interação entre os pesquisadores e o segmento social receptor das tecnologias, produzidas ou repassadas por eles.”, ou seja, entender a proximidade e a relação entre os envolvidos, e os indivíduos a quem as pesquisas são dirigidas. O grande desafio atualmente tem sido a relação ente os profissionais associados aos projetos e a sociedade, os envolvidos tentam explicar como melhorar essa aproximação e os benefícios que virão com essa relação.

Os autores mostram durante todo o artigo que as pesquisas são de alcance de todos, para uso coletivo, porém, algumas coisas se tornam muito repetitivas, como por exemplo, mostrarem diversas vezes na introdução que as pesquisas são para uso de todos, de formas diferentes, mas várias vezes colocando o mesmo significado. Os quadros, exemplificando e enumerando as pesquisas auxiliam muito na compreensão do texto, pelo fato de exemplificar de forma objetiva o que os engenheiros mostraram, até então, em sua metodologia. O desenvolvimento do artigo é de grande ajuda nos estudos da área de engenharia. O artigo facilita o entendimento de alguns conhecimentos específicos, tais como: recursos hídricos, geotecnia e estruturas, estatísticas mostradas nos quadros metodológicos. Os autores deixam bem explícito durante todo o desenvolvimento, que o conhecimento ali mostrado é para o uso de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com