TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O projeto de criação de um novo ambiente para escola de lixo produz

Pesquisas Acadêmicas: O projeto de criação de um novo ambiente para escola de lixo produz. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

Curvelo

2014

Curvelo

2014

O trabalho a seguir tem por objetivo educar os alunos e todos aqueles que compõem o ambiente escolar sobre os resíduos que são produzidos na mesma.É um trabalho que tem como tema a educação ambiental; devido a importância que o meio ambiente possui para todos nós.

É um projeto que busca movimentar e educar toda a escola.Projeto simples e de fato fácil acesso a todos.E que envolverá todas as disciplinas(interdisciplinar).Tal projeto foi elaborado para ser desenvolvido dentro da educação infantil, apesar de que ele pode ser aplicado em qualquer faixa etária devido a sua grande funcionalidade.

Cuidar do meio ambiente é tarefa e responsabilidade de todos nós. É uma tarefa individual e social ao mesmo tempo. Por isso é dever da escola trazer até seus alunos a educação ambiental, assim como o aprendizado de tantas outras disciplinas, a educação ambiental entra no currículo como uma matéria interdisciplinar. Agregando valores e conhecimentos junto as outras matérias.

Como o ambiente escolar é grande gerador de resíduos, é importante começar a formação através desse aspecto.Criando assim novos hábitos em professores e alunos; de maneira que possa envolver toda a escola( alunos, professores, diretoria, setor pedagógico, supervisão, auxiliares de serviço, cozinheiras, entre outros).

_ Alertar a todos sobre o problema da grande produção de lixo e sobre o armazenamento e destino do mesmo.

_ Possibilitar a todos do ambiente escolar aquisições de conhecimentos sobre a coleta seletiva e sobre os pontos positivos que ela pode trazer para o meio ambiente de forma geral.

_ Mudar os hábitos das pessoas sobre a maneira como cuidam do lixo, mostrando que muito o que é considerado como lixo pode ser reutilizado ou reciclado.

O projeto em si é construir um determinado ambiente no pátio escolar que possa realizar com ajuda de todos a coleta seletiva. A coleta seletiva é uma expressão usada para o apanhamento de materiais do lixo que podem ser reciclados. Pode-se também concluir que a coleta seletiva é um meio de transformar o lixo, uma maneira de reduzir o grande acumulo de lixo que nós seres humanos produzimos todos os dias.Afinal, através do levantamento realizado foi observado que o maior problema da escola é o grande acumulo de lixo.

O primeiro passo é identificar que tipo de lixo a escola produz.Portanto o professor deverá reunir a turma no pátio próximo as latas de lixo e junto com eles fazer uma observação do que compõe o lixo da escola( papel, plástico, alumínio).

Depois de observado, a atividade agora é criar um novo ambiente para esse lixo, um ambiente de coleta seletiva. O lixo escolar é composto de papel, plástico e alumínio, então será necessário três recipientes para destinar corretamente esses três tipos de resíduos.Esses recipientes podem ser três latas grandes( no depósito tem aqueles latões vazios que vieram com tinta, tinta que foi utlizada para realizar a última pintura da escola no mês passado).Lembrando que todo o trabalho deve ser realizado pelos alunos com o auxilio do professor. Como os alunos são pequenos o próprio professor pode pegar as três latas no depósito e trazer para o pátio. Dividir a turma em três grupos para que os alunos possam pintar as latas.As latas deverão ser pintadas das seguintes cores: verde para os resíduos plásticos, azul para os resíduos de papel e amarelo para os resíduos de metal. Pintar as latas será uma forte estratégia para que os alunos consigam identificar o recipiente adequado para cada tipo de resíduo, já que são alunos da educação infantil e portanto ainda não são totalmente alfabetizados, estão no inicio do processo de letramento e alfabetização.As cores serão um importante mecanismo para identificar o local correto para cada resíduo.Para reforçar o desenvolvimento do projeto os alunos deverão escrever nas latas com o auxilio do professor da seguinte forma: lata verde, plásticos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com