TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como fazer um tangram

Tese: Como fazer um tangram. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

Como Fazer um Tangram

O Tangram pode ser construído com qualquer material, seja ele cartolina, papel cartão, madeira, vidro e até metal, o importante é confeccioná-lo de forma bem feita, com os riscos bem feitos e bem recortados.

Veremos abaixo o passo-a-passo da confecção de um Tangram:

1º passo:

É preciso desenhar um quadrado.

O quadrado é uma figura geometria que possui todos os lados com a mesma medida, por isso, seu quadrado pode ser de 10cm X 10cm, 40cmX 40cm ou qualquer outra medida, tudo depende do tamanho que você quer o seu Tamgram.

Ele pode ser medido com o auxílio da régua ou feito em papel quadriculado nesse caso, se vamos construir um quadrado de 10cm X 10cm é só medir um lado do quadradinho da folha e saber quantos quadradinhos serão necessários para somarem 10 cm, aí é só contar essa quantidade na horizontal e vertical.

2º passo:

Trace uma das diagonais do quadrado formando dois triângulos retângulos e também uma reta que une os pontos médios de dois lados consecutivos do quadrado; esta linha reta deve ser paralela à diagonal.

5º passo: 6º passo:

Trace a reta conforme a figura abaixo. Por último, trace esta reta.

Após ter traçado todas essas linhas (retas) é possível observar algumas figuras geométricas: um trapézio, um quadrado e cinco triângulos retângulos, e então é só recortar e começar a brincadeira.

Com o Tangram é possível construir várias figuras. Vejamos abaixo alguns exemplos:

Observando a variedade de figuras que podem ser construídas com o Tangram e com a intenção de chamar a atenção para mostrar que o Tangram pode ser usado de uma forma bem interessante, escrevemos uma fábula com a intensão de transformá-la em vídeo.

Abaixo estão as figuras utilizadas na fábula:

Coelho Anjo

Peixe Garça

Girafa

Após conversarmos bastante e escrevemos a fábula abaixo:

A aventura de um anjinho

Era uma vez, um Anjinho bem sapeca que estava brincando no céu, por entre as nuvens. Num descuido, o Anjinho que ainda não sabia voar, tropeçou, escorregou e caiu em direção à Terra.

Para sorte do Anjinho ele caiu em uma lagoa. Desesperado por estar longe de casa começou a chorar. Nisso, um Peixinho que estava nadando ali por perto ouviu os lamentos do anjinho, aproximou – se e perguntou:

_ Olá Anjinho porque você chora tanto?

O Anjinho respondeu:

_ Eu estava brincando por entre as nuvens, cai na terra e agora não sei como voltar para o céu. Você pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com