TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tangram

Tese: Tangram. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

Sabemos que alguns alunos têm mostrado dificuldades em assimilar determinadas matérias, em particular a Matemática que é responsável pela grande maioria das reprovações, por ser considerada como “matéria difícil” tediosa e desinteressante, e que o ambiente em que se dá o processo de ensino-aprendizagem é um dos fatores que levam a essa deficiência.

Como cabe ao professor a grande responsabilidade de criar um ambiente onde o aluno possa se sentir satisfeito e desinibido para expor e argumentar seus questionamentos. O uso de jogos matemáticos pode gerar um ambiente descontraído onde há uma interação maior entre os alunos e o professor, porém precisamos ter em mente que ele não será o grande solucionador desse problema. Sabemos também que se bem utilizado, o jogo é uma grande ferramenta de auxílio, que se bem usado, ajudará a desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo e estimulam a concentração, fatores estes que são importantes para o aprendizado de Matemática como também para a resolução de problemas, e que são exigidos na tomada de decisões e elaboração de estratégia no jogo.

Numa perspectiva da Matemática (e da Educação Matemática), quatro pressupostos básicos ligados ao desenvolvimento de estruturas lógicas são apontados. São eles: o Princípio da Curiosidade, já que o ser humano é, por natureza, um animal curioso; o Princípio da Espontaneidade, visto que se prende melhor o que se quer aprender; o Princípio da Natureza Lúdica, sabendo-se que o Homem gosta de jogar e o Princípio da Lógica Implícita, já que a lógica matemática está presente no processo de elaboração de algoritmos de busca de estratégia vitoriosa, em jogos matemáticos.

Ao observarmos os livros didáticos verificamos que o Tangram está presente em sua maioria apresentando atividades que proporcionam uma maior interação do aluno com o jogo. Mas as formas geométricas que o compõem permitem que os professores vejam, neste material, inúmeras possibilidades e explorações, seja como apoio ao trabalho de alguns conteúdos específicos do currículo de matemática, seja como forma de propiciar o desenvolvimento de habilidades de pensamento.

Sabemos que o Tangram, além de oferecer um excelente desafio, possui um forte apelo lúdico, quer seja como arte, quer seja como jogo. Dependendo da série a ser trabalhada, as atividades poderão ser exploradas de forma diferente, dependendo dos conceitos e dos objetivos que se quer trabalhar. Entretanto torna-se necessário que se façam adaptações de linguagem e aprofundamento.

Vale salientar quais os objetivos que temos em mente no desenvolvimento do trabalho com este material para deixar claro a orientação e a escolha das atividades e das explorações.

O pensar geométrico é o conjunto de algumas habilidades de pensamento que podem ser desenvolvidas desde que sejam trabalhadas sistematicamente. Como cabe ao ensino de matemática o desenvolvimento do raciocínio geométrico o Tangram é um interessante material de apoio.

Atividades desenvolvidas em Turmas do Ensino Infantil

As novas perspectivas educacionais as metodologias adotadas no processo de ensino aprendizagem devem favorecer o inter-relacionamento entre o saber e o saber-fazer, não se prendendo uma metodologia essencialmente prática, mas a prática para falar da teoria e evoluir o conhecimento. Pois o ato de fazer um objeto ou utilizá-lo como meio para o ensino-aprendizagem de um conteúdo provoca uma interação entre essas formas de “o aprender a fazer” e “o aprender a conhecer” porque o aprendiz é o agente da ação. Ele se posiciona, decidi, interpreta e cria. Auxiliando, assim, a obtenção do “novo”, que é o principal objetivo na construção do conhecimento.

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação institucionalizada. O desenvolvimento das atividades com os alunos do Infantil 5 (alunos de 4 a 5 anos), ocorreram no ano de 2003.

O objetivo central de utilizar o Tangram com turmas do Ensino Infantil era o reconhecimento de figuras geométricas e o uso da imaginação através da criação de figuras. Esse trabalho foi direcionado ao raciocínio geométrico promoveu ao aluno tenha oportunidade de perceber formas geométricas vendo-as e tocando-as, de construir fazendo e modificando e de conceber a medida que cria objetos e formas usando a sua imaginação.

Os alunos foram inicialmente instruídos a manipular livremente todas as peças do Tangam. As crianças observaram que algumas peças do Tangram eram semelhantes a figuras conhecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com