TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como preparar um plano de negócios

Tese: Como preparar um plano de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Tese  •  5.080 Palavras (21 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 21

Como preparar um Plano de Negócios

1 — SUMÁRIO EXECUTIVO Nome ou Razão Social da Empresa

CPF ou CGC e Inscrição Estadual

Endereço

Telefone, Fax

Enunciado do Projeto

Competência dos Responsáveis

Os Produtos e a Tecnologia

O Mercado Potencial — a Oportunidade

Elementos de Diferenciação

Previsão de Vendas

Rentabilidade e Projeções Financeiras

Necessidades de Financiamento 2 — A EMPRESA A Missão

Os Objetivos da Empresa

Estrutura Organizacional e Legal

Plano de Operações 3 — O PLANO DE MARKETING Análise de Mercado

Estratégia de Marketing 4 — O PLANO FINANCEIRO Investimento Inicial

Demonstração dos Resultados

Receitas

Impostos e Contribuições

Projeção de Fluxo de Caixa

Balanço Patrimonial

Ponto de Equilíbrio

Análise dos Investimentos 5 — ANEXOS

Pesquisas que foram feitas, dados que se mostrem necessários, algo que você queira complementar ,etc.

A seguir, serão explicitados todos os principais aspectos do Plano:

O Sumário Executivo do Plano de Negócio

O Sumário Executivo funciona como uma espécie de introdução ao Plano. É dada uma visão geral sobre a empresa, o empreendedor, o produto ou o serviço a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciação, e o que se espera do negócio sobre o ponto de vista financeiro. Em maiores detalhes, após a necessária identificação da empresa:

1 — Enunciado do Projeto — aqui você vai explicar, em grandes linhas, sobre o que versa o seu Plano de Negócio. Fale um pouco sobre seu produto/serviço, sobre o mercado que você pretende atingir e como você pretende estruturar a empresa. A idéia é dar uma visão geral e ampla sobre sua proposta, para interessar o leitor a ir em frente e estudar os detalhes.

2 — Competência do(s) responsável (eis) — Agora, é preciso explicitar bem quem é você (e sua equipe), e qual é a competência estabelecida para tocar o negócio. Sabe-se que é impossível, ou mesmo muito arriscado, empreender em uma área desconhecida para o empreendedor. Então você vai provar aqui que é competente para criar a sua empresa. No caso de um grupo, é conveniente citar aqui as competências individuais e onde serão aplicadas, ou seja, se Fulano é bom em vendas, é lá que ele vai atuar; por outro lado, como Beltrano é bom em desenvolvimento, então ele será o elemento de laboratório etc.

3 — Os Produtos/Serviços e a Tecnologia — aqui você vai apresentar a sua idéia, de maneira sucinta. O leitor deverá entender sua proposta, e interessar-se por ela. Assim, redija esta parte pensando em explicar o produto/serviço de modo bem claro e atrativo.

4 — O mercado potencial — trata-se agora de provar ao leitor que sua idéia é realmente uma boa oportunidade mercadológica, ou seja, que realmente tem um mercado a ser explorado. Você vai então descrevê-lo, se possível quantizando-o, colocando números. Como exemplo: o serviço deverá ser utilizado por 80% do total dos estudantes de escolas superiores de Sta. Rita, o que dá aproximadamente 1.100 consumidores por mês. Você também deve colocar aqui os argumentos que tiver, mostrando que realmente seu mercado potencial vai tornar-se um mercado efetivo.

5 — Os Elementos de Diferenciação — o que seu produto/serviço tem de diferente do dos concorrentes? O que você está oferecendo de novo ao seu mercado potencial? Como você pretende acessá-lo? Se você já fez seu estudo sobre o mercado concorrencial (Plano de Marketing), terá mais facilidades para gerar esta parte. Aliás, é pelos elementos de diferenciação, pelo novo que você está propondo, é que você conquistará seu mercado...

6 — Previsão de Vendas — lembre-se sempre de que o Sumário Executivo é uma introdução ao Plano, e que deve convencer o leitor a aprofundar-se nos capítulos posteriores, interessando-o no negócio. Então aqui você vai colocar os volumes financeiros que pretende atingir na execução do plano, com prazos, etc.

7 — Resumo da parte financeira — finalmente, você dará uma idéia geral sobre os volumes financeiros envolvidos no negócio, mostrando as necessidades de financiamento (se for o caso), o lucro líquido a ser obtido, etc. É melhor preenchê-lo após o estudo da parte financeira do plano.

Como pode ser visto, o Sumário Executivo é um resumo do plano, e serve para interessar o leitor a aprofundar-se em sua proposta e interessá-lo no negócio.

A Empresa

1 — A Missão da empresa

Como não poderia deixar de ser, a descrição da empresa começa com a sua Missão. A Missão da empresa é a descrição sucinta do que a empresa pretende realizar. Ao ler uma missão empresarial, você deve ficar com a clara impressão de como aquela empresa atua de modo bem amplo, incluindo suas crenças e valores, seu relacionamento para com o mercado, seus clientes e colaboradores, etc. A Missão de uma empresa pretende ser o seu retrato.

2 — Os objetivos da empresa

Trata-se agora de entrar em detalhes sobre o que a empresa pretende. É melhor dividir este tópico nos seguintes sub-tópicos:

2.1 — Situação planejada desejada

Você aqui vai descrever em detalhes o que deseja com a sua empresa, desde sua formação até um horizonte visível. Fale um pouco sobre o seu mercado e qual é a porcentagem do mesmo que você acha que pode atingir, bem como quais são as estratégias de marketing que serão utilizadas para lograr este objetivo; fale também porque você escolheu a estrutura organizacional de sua empresa.

Trace outras considerações de interesse, como planos de expansão, possibilidades de parceria, etc. Enfim, descreva de modo geral aonde você quer chegar e como vai fazê-lo com a empresa.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com