TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparar As Respostas Com Outros Membros!

Artigo: Comparar As Respostas Com Outros Membros!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

Doença Meningocócica

É uma doença grave causada pelo meningococo, bactéria que pode produzir um quadro de meningite. Além de ser altamente letal, aproximadamente 10% das pessoas que sobrevivem apresentam sequelas como surdez, retardo mental e convulsões, ou necessitam realizar amputações de membros.

O meningococo pode estar alojado na garganta de indivíduos sãos e sua transmissão é feita por gotículas de saliva contaminadas. Qualquer pessoa pode ter doença meningocócica, porém as crianças menores de um ano e pacientes com ausência do baço ou deficiência de imunidade são mais suscetíveis.

A doença meningocócica tem incidência sazonal, sendo mais prevalente no inverno e no início da primavera. É considerada endêmica na cidade de São Paulo. Os dois tipos de meningococo mais encontrados são os tipos B (60%) e C (40%), sendo que o grupo A só surge em epidemias.

A Vacina

Existem dois tipos de vacina para doença meningocócica:

Vacina meningocócica polissacarídica para meningococos A e C - A partir dos três meses de idade, a vacina polissacarídica oferece imunidade para o meningococo do grupo A. No entanto, essa resposta só é comparável à do adulto a partir dos quatro ou cinco anos. Já para o meningococo C, essa imunidade só é eficiente quando a vacina for aplicada em maiores de dois anos.

A memória imunológica induzida por essa vacina é de curta duração, ou seja, devem ser dadas doses de reforço a cada três anos. Há, porém, o risco de indução de tolerância imunológica, diminuindo a resposta do organismo ao entrar em contato com a bactéria.

Como não induz resposta em crianças pequenas e não oferece proteção de longo prazo, essa vacina não é indicada, devendo ser utilizada somente em situações de epidemias para o meningococo do tipo A.

Vacina meningocócica conjugada para meningococo C - Tem eficácia a partir dos dois meses de idade e oferece imunidade duradoura, provavelmente vitalícia. Pode ser aplicada em qualquer idade e o esquema de doses depende da idade de início da vacinação: três doses, com intervalos de um a dois meses, se aplicada antes dos 12 meses e uma dose após esta idade.

É indicada para todos os indivíduos que desejam se proteger contra a doença meningocócica, independentemente da faixa etária, e pode ser utilizada em indivíduos já vacinados com a vacina polissacarídica, para obter imunidade de longa duração.

Eficaz A vacina é bastante segura e produz excelente resposta. Seus efeitos adversos mais citados são dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, irritabilidade e febre baixa. Em adolescentes, são relatados também cefaléia e mal-estar.

Via de administração Administra-se por:

via intramuscular profunda, na região deltóidea, empregando normas de esterilidade e assepsia. Sob em nenhuma circunstância pode-se aplicar por via intravenosa, nem se deve misturar com outras vacinas na mesma seringa. Deve-se agitar vigorosamente para homogeneizar o conteúdo do frasco antes de extrair cada dose, para assegurar o conteúdo adequado devido a que o gel tende a sedimentar-se.

A segunda dose deve-se administrar com um intervalo de seis semanas. Deve-se garantir que a cadeia de refrigeração funcione eficientemente para o transporte da vacina até o momento de ser aplicada. Após a aplicação, descartar a seringa e agulha de maneira apropriada.

Eventos diversos Em estudos clínicos controlados, realizados em todos os grupos etários, os sinais foram ativamente monitorados e registrados em fichas diárias após a aplicação da vacina. Com isso, não foram relatados acontecimentos adversos graves.

Acondicionamento Será considerada a que aparece no rótulo do frasco, que corresponde aos 24 meses depois da data de fabricação, desde que o produto é mantido nas condições adequadas de conservação.

Deve-se garantir que a cadeia de refrigeração funcione eficientemente para o transporte da vacina até o momento de ser aplicada. As vacinas são produtos termo sensíveis, portanto para que sua vida útil seja preservada se deve observar atentamente sua manutenção a temperaturas baixas (entre 2oC a 8oC), sem congelamento e sem exposição à luz. O armazenamento, distribuição e programa de vacinação estão intimamente ligados, portanto, devem ser obedecidos para que a manipulação do produto e a conservação sejam otimizadas, beneficiando assim a rede do Sistema de Saúde.

Validade e precauções

A vacina nunca deve ser administrada por via intravenosa. Uma vez que o frasco seja puncionado, pode-se usar dentro de um período de 24

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com