TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação De Teorias De McGregor, Herzberg E Maslow

Artigos Científicos: Comparação De Teorias De McGregor, Herzberg E Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  5.639 Visualizações

Página 1 de 3

COMPARAÇÃO DOS AUTORES

Abraham Maslow define um conjunto de necessidades, onde cada um tem que “escalar” uma hierarquia para atingir sua autorrealização, Entendendo-se que o homem se motiva quando suas “Necessidades Fundamentais” são supridas. McGregor apenas identificou que existe um grupo de pessoas que pensam, sentem e, portanto, agem segundo o pressuposto do que chamou de Teoria X; e que outro grupo que orientam as pessoas, fazem tentar influenciar os outros, raramente são testados do que chamou de Teoria Y. Frederick Herzberg definiu que a motivação vem do ambiente de trabalho e ao cargo que levam à fatores que causariam insatisfação e satisfação.

TEORIA, PENSAMENTO DE ABRAHAM MASLOW

Abraham Maslow (1908-1970), psicólogo norte-americano que possuía uma visão humanista, acreditando no potencial de autorrealização de todo ser humano, conhecido pela teoria da hierarquia das necessidades humanas ou a pirâmide de Maslow que possui cinco categorias de necessidades, são elas:

Fisiológicas - relacionadas aos impulsos de necessidades básicas de sobrevivência, como alimentação, bebida, repouso, abrigo, etc;

De segurança – constituem a busca de proteção contra ameaças ou privação, a fuga e o perigo;

Sociais - necessidade de pertencer a um grupo social, de aceitação por parte dos companheiros, de associação, de participação, etc;

De estima – envolvem a autoapreciação, autoconfiança, aprovação social e respeito, prestigio e consideração, além de desejos de força e de adequação, independência e autonomia;

De autorrealização - é a necessidade interior que o indivíduo sente de atingir seu potencial mais elevado. Refere-se à maximização das aptidões e capacidades, chegar ao ápice, ser mais do que é, ser tudo o que pode ser.

TEORIA, PENSAMENTOS DE DOUGLAS McGREGOR

McGregor (1906-1964), economista e professor universitário, desenvolvendo dois conjuntos de opostos de suposições aos trabalhadores de uma organização. Grupos denominados “X” e “Y”, por esse motivo, também conhecida pelo nome de “Teoria X e Teoria Y”.

Teoria X – Também chamada de “Hipótese da mediocridade das massas”, diz que o funcionário evita responsabilidade, preferindo ser dirigidas e controladas, motivadas pelo dinheiro e elogios em busca da segurança e satisfação no ambiente de trabalho.

Teoria Y - Parte-se da Hipótese de que as pessoas são criativas e competentes, considerando-se o trabalho natural como diversão ou descanso. O empregado exercera e usará sua engenhosidade, quando lhe permitirem autodireção e autocontrole.

TEORIA, PENSAMENTOS DE FREDERICK HERZBERG

Frederick Herzberg (1923-2000), psicólogo norte-americano, desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e satisfação no ambiente de trabalho, elementos relativos há estresse, bons ou maus relacionamentos entre líderes e colaboradores. O termo de motivação para Herzberg, envolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com