TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compare As Respostas

Artigos Científicos: Compare As Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

O curta-metragem Pajerama de Leonardo Cadaval trás um olhar referindo-se a sociedade como a selva em que vivemos. O personagem simbolizado por um índio, através de uma caçada percorre as transformações da selva por áreas urbanizadas. Pajerama é especificamente sobre a urbanização da cidade de São Paulo, que tem uma desconexão total com a natureza, onde seu horizonte passa a ser dominado por construções altíssimas, os rios se canalizam, o céu fica laranja diante de tanta poluição no ar, nas águas, no solo, sonora e visual.

O enredo é simples, mas bem elaborado, para o seu objetivo: refletir sobre os processos de urbanização e compreender algumas consequências das transformações na natureza causadas pelas ações humanas.

A urbanização engolindo espaços e culturas

O desenvolvimento da sociedade principalmente após a era industrial criou uma dinâmica de exploração muito grande e essa atuação do homem sobreo meio ambiente gera muitas consequências tais como a extinção das espécies, elevações climáticas, desastres ambientais, etc. o paradigma sustentável deu espaço ao predatório. Dessa forma, o consumo dos bens com o objetivo precípuo de acumulação de capital, em decorrência do aumento da produtividade, tornou-se superior às capacidades do ambiente.

As florestas são muito úteis para a vida na terra, é o habitat mais diversificado do planeta. A sua importância está relacionada a muitos fatores como a conservação e equilíbrio entre os gases presentes na atmosfera, equilíbrio da temperatura, proteção dos rios, diminuindo as chances de assoreamento, proteção dos solos da água da chuva, evitando que ela passe pelo tronco e infiltre no subsolo, favorece a existência de animais de várias espécies, fornecendo alimento a eles. Portanto, a destruição das florestas representa um grande risco ambiental.

Diariamente observamos os problemas do meio ambiente e ficamos com vontade de mudar.

Segundo Cadaval, O Pajerama foi inspirado na sua vivencia no espaço de São Paulo, Ele pensou em alguém do passado ver diante dos seus olhos as mudanças do futuro, a transformação da mata em grandes cidades. Esse problema é mundial, atinge a todos diante da atuação não planejada e exclusivamente extrativista gerando o desequilíbrio no Meio Ambiente.

Quanto maior o desenvolvimento científico industrial, maiores são os problemas (por exemplo, danos ambientais) que se apresentam no meio. Para agravar tal situação, várias consequências dos riscos produzidos pela sociedade são desconhecidas pelo homem. Dessa forma, diuturnamente, os riscos ambientais acabam por não limitarem os seus efeitos apenas às presentes gerações: as futuras massas populacionais também serão expostas a eles, com resultados ainda mais graves.

Pajerama nos faz refletir sobre os rumos do planeta, o que restará da natureza e dos seres vivos que dela dependem. Devemos reverter esse quadro com mudanças nos hábitos, com o pensamento voltado para o futuro, tentando diminuir os prejuízos causados diariamente por comércios e indústrias não planejados e na própria ação individual de cada cidadão.

A sobrevivência humana, que é ameaçada por várias ações igualmente humanas advindas de uma visão de mundo desenvolvido, só será possível se formos capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com