TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compare As Respostas

Trabalho Escolar: Compare As Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  6.106 Palavras (25 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 25

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Estatística. Contabilidade de Custos. Psicologia Organizacional. Metodologia da Pesquisa Científica. Direito Empresarial e Trabalhista.

Professores: Marcelo Viegas, Regis Garcia,

Mônica M. Silva,

Rodrigo M. Trigueiro,

Janaína Vargas Testa,

Paracatu

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................. .................................. 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..........................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais o mercado de trabalho está extremamente competitivo, e está exigindo cada vez mais que as pessoas estejam em constante inovação. Para que isso aconteça devemos estar sempre motivados, sendo que o ambiente de trabalho torna-se também um aliado para isto. O bom desempenho de nossas funções é a garantia de nossa permanência no mercado, pois o ser humano motivado está apto para realizar grandes feitos, utilizando o melhor de si dentro da empresa em que atua.

Toda empresa necessita realizar uma avaliação de desempenho para ser capaz de comparar o seu desempenho com o dos concorrentes ou empresas de outros segmentos, verificar se sua estratégia organizacional a curto e longo prazo está sendo cumprida e analisar seu próprio desempenho atual em relação ao passado e projetar resultados futuros.

2. DESENVOLVIMENTO

Atualmente, existe uma forte preocupação por parte das empresas, quanto a avaliação de seu desempenho tanto para uma eficiente tomada de decisão gerencial quanto para explicitar sua performance perante aos seus acionistas. Nos dias de hoje, com as constantes mudanças no mundo corporativo, as organizações se encontram em um ambiente em que se faz necessário ser resiliente a mudanças e por consequência, é necessário também tirar vantagem dessas mudanças.

Foi-se o tempo em que apenas máquinas e atividades operacionais rotineiras geravam lucratividade para a empresa, hoje em dia as empresas estão voltando sua atenção para seu capital intelectual, que abrange competências comportamentais e técnicas, habilidades criativas e motivações, que são grandes geradoras de resultados e fator fundamental para uma empresa se manter competitiva. Dar maior atenção as pessoas está se tornando uma tendência, porque são elas que detém os conhecimento mais valiosos para se alcançar resultados esperados ou também para estabelecer as melhores metodologias de processos.

Uma maneira de se otimizar esse processo de aprendizado e melhoria continua do capital intelectual nas organizações é implantando a gestão do conhecimento, que nada mais é do que uma metodologia que facilita o controle e acesso as informações do ambiente organizacional, que podem ser colocadas em um banco de dados que estará sempre trabalhando para selecionar as informações relevantes para as estratégias da organização.

O termo “gestão do conhecimento” provém “knowledge management”. A empresa que aplica essa gestão, entende que toda experiência e informação gerada pelo ser humano serve como conhecimento, nas ocasiões em que estas são trabalhadas corretamente, gerando bons resultados que visam favorecer a organização por meio de suas próprias experiências, que podem ser colhidas tanto no ambiente interno quanto no externo. A gestão do conhecimento deve passar a fazer parte da cultura organizacional e sempre tendo algum objetivo em foco, para que as informações apresentadas sejam relevantes e leve o capital humano a uma evolução contínua de seu intelecto.

Em suma, podemos afirmar que a gestão do conhecimento bem praticada, produz estímulos para seus colaboradores estarem mais motivados no dia-a-dia, pois de fato, nos dias de hoje, um emprego que pode proporcionar grande crescimento intelectual desperta maior interesse nos candidatos, do que empregos em empresas que não sabem o valor desse conceito.

A sociedade contemporânea, esta que conhecemos, globalizada, competitiva ao extremo, com acesso impressionantemente veloz a informação, em constante processo de mudança de cenários cada dia mais rapidamente, não pode ser dominada, isso significa que as empresas para sobreviverem e prosperarem devem buscar uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados aos valores da organização, orientados ao resultado final almejado. É nesse ponto que vemos a importância da Gestão de Pessoas dentro das organizações, atuando em toda a estrutura hierárquica da empresa, desde o nível produtivo até a liderança, gerenciando talento, conhecimento, e capital humano disponíveis. A Gestão de Pessoas deve formar e consolidar equipes internas produtivas e comprometidas com a estratégia e as metas da empresa, utilizando adequadamente processos seletivos, atividades de treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuais, otimizando recursos e investimentos, com o objetivo de maximizar os lucros.

Gestão de Pessoas é um conceito amplo que trata de como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional, e pode ser o diferencial de empresas, que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja: com as competências necessárias, a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo, e comprometida com seu trabalho, por paixão ao que faz. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, programas de treinamento, implementação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com