TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais No Serviço Social

Artigos Científicos: Competencias Profissionais No Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Fundamentos Históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social III

Profª: Ma. Laura Santos

Araguany Ruda Jambeiro -342568

Fábia Silva Damasceno - 303034

Iris Ferreira dos S. Figueiredo- 348265

Lucimar Farias dos Santos - 303010

Mariana Palmeira da Silva - 343199

A importância do Serviço Social nos dias Atuais

Senhor do Bonfim

Outubro/2012

1 INTRODUÇÃO

A importância da Assistência Social na Efetivação dos Direitos Humanos no Brasil nos dias atuais apontou a Assistência Social como prática historicamente determinada para responder à questão das necessidades sociais e para o enfrentamento da pobreza. Demonstramos três concepções que apoiaram as ações de assistência aos pobres, desde alguns séculos atrás até agora, quais sejam: caridade e filantropia, benesse e favor imerecido e direito exigível aparte da Constituição Federal de 1988, quando assume status de política pública dentro do contexto da seguridade social. O LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social no contexto tem importante valor quando dizemos direitos humanos no Brasil.

O objetivo preponderante neste estudo é a importância do Serviço Social na sociedade atual que tem objetivo de combater a pobreza e a desigualdade social, sendo, sobretudo o enfoque na universalidade dos direitos através de formulações de políticas sociais necessárias hoje na colisão de forças capital versus trabalho.

2. O SERVIÇO SOCIAL AO LONGO DOS TEMPOS.

Com o enriquecimento da sociedade burguesa e o aparecimento de classes sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da classe proletariado dessa forma a classe dominante exercia um controle sobre os proletários usando como estratégia as pratica assistenciais com um falso discurso humanitário baseado na igualdade e harmonia das classes, na verdade a burguesia queria se apropriar da pratica social para submetê-la as suas vontades.

Assim criado uma estratégia sagaz, fazendo uma aliança com a igreja e com o estado, assumindo a sociedade de organização da caridade; os agentes escolhidos para resolver a questão social se sentiam impotentes diante da autoridade da mesma, alienando em momentos a pratica quanto os agentes; criando o seu aparato burocrático.

Silva(2012) denota que:

Embora já existissem algumas ações de cunho filantrópico e caritativo de atenção á pobreza antes mesmo da consolidação da sociedade burguesa em vigência, é somente com o desenvolvimento do capitalismo e de suas contradições que o pauperismo passa a constituir-se como fenômeno de intervenção do Estado. (p.13)

No Brasil, não existe uma arraigada tradição cultural de valorização dos direitos humanos a herança histórica do período de colonização sustentado pelo sistema escravista, marcou profundamente a nossa vida social. A desigualdade e a exclusão social ainda persistem como esteio do modelo capitalista vigente em nosso País. Apesar de tudo, o Brasil alinha-se com os avanços normativos no campo do direito internacional. A partir da Constituição Federal de 1988, o Brasil se conjectura com os mais altos valores éticos de proteção e dignidade humana. Define um sistema de proteção ampliada incluindo grande inovação que é a Assistência Social no âmbito desse Sistema, que culminou na regulamentação das LOAS- Lei. Orgânica de Assistência Social(Lei 8742/93), importante mecanismo para efetivação dos direitos humanos no contexto brasileiro humano e prioriza medidas no plano internacional de cumprimento das obrigações convencionais contraídas. A Constituição Brasileira de 1988 incorpora normas de proteção em nosso direito interno, entretanto é necessária à implementação dos mecanismos legais para o exercício dos direitos garantidos, passando do reconhecimento formal de direitos ao exercício pleno de cidadania.

2.1 ATUAÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL.

O Assistente Social precisa desempenhar seu papel interventor pautado nos direitos e garantias, através de pesquisas, projetos, programas sociais, fazendo valer as políticas sociais, promovendo a educação com o restabelecimento da vida social dessas pessoas, através do seu papel transformador de uma sociedade com uma visão humanizada, partindo do princípio que todo indivíduo é um ser social e que suas ações refletoras são fruto de interações e relações humanas.

O Assistente Social pode atuar nos seguintes setores:

- Entidades Públicas, como hospitais, albergues, abrigos, presídios, prefeituras, judiciário, escolas entre outras.

- Entidades Privadas, como empresas industriais, comerciais e de serviços;

- Entidades Sócio-Assistenciais; ONGs, associações de moradores.

- Ainda, pode atuar em Instituições de Ensino, Pesquisa, Assessoria e Consultoria em Serviço Social.

2.2 IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social é peça chave na mediação ás estratégias de enfrentamento a questão social cabe a este usar estrategicamente a seguridade como mecanismo ao combate á pobreza e a luta por justiça social porque o Brasil em particular a uma grande massa de empobrecidos.

A Proteção social Básica abrange um conjunto de ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com