TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências profissionais do Assistente Social

Por:   •  28/9/2015  •  Resenha  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  1.258 Visualizações

Página 1 de 3

No início nossa profissão era vista em sua divisão do trabalho como uma prática que tinha apenas a dimensão técnica, onde havia a necessidade de um fazer imediato, e suas ações deveriam garantir legitimidade e reconhecimento da sociedade. Na verdade éramos meros executores de tarefas, porém com o movimento de reconceituação, e suas vertentes de atuação, percebeu-se a necessidade do serviço social ter uma percepção crítica pautada no conhecimento crítico da realidade social, com uma compreensão científica. Com a ruptura das visões conservadoras da profissão, os profissionais passaram a se dedicar à  entender a realidade social, assim partindo para a construção de meios que fossem capazes de construir, reconstruir os objetivos de sua intervenção, assim como atender as demandas sociais subsequentes do mercado de trabalho e da realidade.                      

 Autores contemporâneos da profissão buscaram definições para as novas dimensões que foram  surgindo de acordo com a necessidade de um atendimento onde houvesse um comprometimento ético, com um posicionamento político social. Assim analisando os desafios apontaram três dimensões:

Competência Ético Político Política - O assistente Social não é um profissional neutro, é necessário ter um posicionamento político frente as questões que forem surgindo. Tal prática deve estar alicerçada em valores éticos, pautados no Código de Ética Profissional do Assistente Social, não esquecendo do compromisso e da postura que se deve ter para a sustentação da prática.  

Competência Teórico-Metodológica- É importante que o profissional conheça as realidade social que envolvem o entorno de seu espaço ocupacional, como a realidade política, econômica, cultural e social, à fim de compreender as demandas advindas desta realidade. Para se compreender, é importante que se enxergue a realidade empírica de cada usuário. Para obter sucesso na intervenção é necessário que haja o domínio teórico-metodológico, para criar novas possibilidades de intervenção.  

 Competências Técnico Operativa - O profissional de Serviço Social tem que ter o conhecimento da teoria, se apropriar dela e sobretudo trazer em si um apanhado de habilidades que o permitam desenvolver ações junto a população usuária juntamente com as instituições contratantes (Estado, ONGs, empresas etc).

Para que haja o sucesso da intervenção, as dimensões deverão ser articuladas juntas, porém articula-las juntamente é um grande desafio. O fato é que a ação separada das mesmas ocasionaria em uma resposta insatisfatória para o usuário, haja visto que teria suas necessidades atendidas de forma ineficaz. Para que nos aproximemos desta realidade à fim de transforma-la é importante que se articule teoria, prática com as ferramentas da instrumentalidade, sem elas o nosso fazer profissional fica comprometido, assim como o resultado. Existem algumas técnicas que poderão ser utilizadas para a melhor compreensão do real e mediante a isto, partir para um projeto de intervenção, podemos utilizar a investigação, pesquisa, visita domiciliar. A visita domiciliar servirá para esclarecer dados fornecidos, analisar contexto sociocultural. Tais visitas geralmente resultam no instrumento de sistematização que são os relatórios, e pareceres sociais. Relatórios que ao fazermos, deveremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com