TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias básicas

Exames: Competencias básicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A Política da Educação no Brasil vem de encontro a preencher toda a carência educacional instalada durante décadas. Com a implantação dessa política e todo o investimento aplicado para a Educação Básica, o FNDE promoveu e incentivou Políticas Públicas com objetivos claros e um conjunto de medidas de natureza técnica, administrativa e financeira que promovem a melhoria da educação.

A Proposta Educacional do Estado de Goiás, em diapasão com o FNDE, tem implantado programas de relevante importância e enriquecimento para a educação. Os recursos enviados as escolas oferecem uma melhor qualidade de ensino.

Visando melhorias na qualidade da educação foi criado o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), cujo objetivo é promover as escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio com livros didáticos, dicionários e obras complementares. Esse programa distribui obras didáticas, escolhidas pelos professores, para todas as escolas públicas constantes do Censo Escolar, atendendo mais de 40 milhões de alunos. Cada escola escolhe democraticamente, dentre os livros constantes no Guia do PNLD, aquele que deseja utilizar, levando em consideração seu planejamento pedagógico.

Ao vivenciarmos a realidade cotidiana de algumas Unidades Escolares da rede pública municipal do município de Niquelândia, podemos identificar problemas sérios relacionados ao Programa Nacional de Livro Didático.

Em algumas escolas da rede pública municipal de ensino, o livro didático chegou em número insuficiente, ou seja, não foi possível a distribuição de livros em todas as turmas de todas as disciplinas. Em algumas destas Escolas os alunos destas turmas, por não terem entrado no senso do ano anterior, não receberam todos os livros didáticos das disciplinas em curso o que dificulta o trabalho do professor, sem contar que os alunos sentem a falta do livro, o que provoca certa revolta e reclamações por parte deles e dos pais.

Outro fator importante, vivenciado no município é a questão da devolução e conservação destes livros. Apesar de campanhas educativas, ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros.

2. ANÁLISE DOS DADOS

Sem sombras de dúvidas o PNLD é um programa de suma importância para garantir a qualidade da educação em todo o país, só para se ter uma ideia em 2001, o PNLD passou a atender também alunos portadores de deficiência visual que cursam o ensino fundamental em escolas públicas de ensino regular e escolas especializadas sem fins lucrativos.

Como tínhamos conhecimento do fato há algum tempo, não foi difícil coletar mais alguns dados para compreendermos a situação.

Refletindo a nossa realidade encontramos escolas que tem livros sobrando, pois houve uma redução no número de alunos de um ano para o outro devido a remanejamento de turmas. Os livros encontrados na biblioteca de algumas unidades, ou mesmo, os distribuídos estão deformados, faltando partes ou rasgados.

Este fato pôde ser comprovado através de visita nestas Unidades Escolares e de conversa com grupo gestor, professores e alunos e, é lamentável as situações encontrada.

A fala da Bibliotecária da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues traduz um pouco do que é vivenciado na mesma quanto à entrega e o recolhimento do livro didático:

“Os livros vem direto do correio e nós fazemos o armazenamento aqui na escola. No inicio do ano foi feito uma reunião com os pais, onde foi assinado um termo de compromisso, no qual os mesmos se responsabilizariam pela conservação e devolução dos livros recebidos. Mesmo assim, no final do ano letivo alguns livros são entregues faltando pedaços, sujos e sem capas, isso quando são devolvidos.”

Fazer com que os educandos reconheçam o livro didático como um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final do ano letivo é um grande desafio. Portanto, cabe à escola engajar a comunidade nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com