TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Casos: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  3.227 Palavras (13 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 13

PERFIL DA ESCOLA

Cemei Fernanda Teixeira de Almeida

Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) foi o nome dado, a instituição de educação que cuida e educa crianças pequenas, as “antigas creches”.

O Centro Municipal de Educação Infantil abriga crianças durante o dia, cujas mães trabalham fora do lar.

Os pais em sua maioria são pedreiros, pintores, pequenos agricultores, eletricistas, encanadores, comerciários, domésticas, atendentes, etc , sendo que a renda familiar varia de 1 a 3 salários mínimos, registrando ainda pais desempregados. Alguns pais não são alfabetizados, poucos apresentam escolaridade de nível médio, sendo que a maioria tem escolaridade entre Ensino Fundamental incompleto e ensino Médio, o que explica o baixo rendimento extra escolar.

Desde o segundo semestre de 1999 os professores passaram a fazer parte desta equipe.

Sobre a importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem brincar colabora no desenvolvimento dos aspectos cognitivo , psicomotor, por meio de atividades prazerosas, tornando o processo ensino aprendizagem mais criativo e por um meio facilitador.

Friedmann afirma que “brincar é o ponto fundamental para o desenvolvimento de uma aprendizagem que valorize o desejo de aprender e tendo a criança como um ser integral” (FRIEDMANN apud RAUSCHKOLB e SCHEIFLER, 1997,15)

O papel do professor na pratica pedagógica não é somente preparar o aluno pára as mudanças do mundo, mas também para que este tome atitudes necessárias para exercer seus direitos e deveres, percebendo assim o valor do processo ensino aprendizagem em sua vida.

Esse papel não é somente do professor, mas da escola, com uma gestão participativa e democrática, já que o mundo está bastante globalizado e competitivo.. na gestão democrática é realmente necessário que

Em todo esse processo é importante que a escola e os professores façam um planejamento para que a criança aprenda de modo prazerosos.

È papel da escola propiciar horários e ambeintes para que a aprendizagem da criançaocorra e forma prazerosa e é deve do professor refletir sobre sua prática pedagógica a fim de que este tome consciência de seu papel frente a responsabilidade que tem para com seus alunos.

Para eu as crinaças se sintam bem e tenham prazer no aprender é importante que o lúdico faça parte do cotidiano escolar.

O lúdico pode ser desenvolvido por meio de um projeto que envolva a ludicidade mesmo que nas atividades de alfabetização.

PROJETO RECRIARTE / TARSILA DO AMARAL

Cemei Fernanda Teixeira de Almeida Período : Tarde

Duração do projeto: 4 semanas Público: Alunos da Pré-escola (5 anos)

Justificativa: Que as crianças possam conhecer a artista e suas obras baseando na proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa envolvendo as três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem (obra de arte) e a história da arte. O contato com a arte e as manifestações culturais pode se limitar ao entretenimento e lazer ou ir além: servir como instrumento de expressão social e construção de identidade; promoção de inclusão social, resgate de tradições culturais e sensibilização para o aprendizado. Eles descobrem no envolvimento com as manifestações artísticas uma forma de ampliar horizontes e transformar realidades.

Relevância para a educação: É no processo educacional, o qual acreditamos que deva ser pleno, transcendente e transdisciplinar, que revelamo-nos responsáveis em todas as dimensões da vida cotidiana e que identificamo-nos como seres humanos, com os valores que nos humanizam: a ética, a convivência suportável e saudável, os quais podem e devem ser construídos diariamente. (FERRAZ, 1993)

No processo educacional o educador pode e deve utilizar-se de recursos enquanto meio e fim, e parte da natureza humana para efetivar-se, como música, teatro, jogos dramáticos, dança, pintura, escultura, poesia e toda forma de arte que acreditamos ser inerente à natureza humana.

Dessa foram o projeto de artes leva a criança a aprender de forma prazerosa, sendo que a artes é um meio lúdico de se aprender e conhecer mais do mundo e da cultura.

Nome do projeto: RECRIARTE / TARSILA DO AMARAL

Público alvo: Alunos de Recreação e Pré- escola

Perfil da turma: A turma tanto da recreação, como da pré-escola possuem alunos da mesma classe social, cujos pais tem o mesmo nível de escolaridade. São pais participativos, bem como as crianças. Algumas são inquietas, mas todas são amorosas e bondosas. São crianças entre 4 e 5 anos d e idade.

Objetivos

Objetivo Geral: Conhecer as obras e biografia da artista, observar, trabalhar e interagir com suas características: cor, linha, formas, ambientes, a história da obra e a análise plástica. Desenvolver o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade da criança.

Objetivo específico:

• Observar, apreciar e contextualizar algumas obras da autora;

• Fazer a releitura e socialização das produções da artista;

• Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;

• Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;

Cronograma: Outubro e novembro de 2013

Resultados da aprendizagem desejada: Verificando as obras pode-se dizer que trabalhar com Artes , desenvolve a capacidade criativa, além de ter os sentimentos aguçados e despertar as refluis da apreciação. A arte é muito rica e ampla, capaz de permitir a liberação do imaginário e o sonho das pessoas. A arte integrada com outras disciplinas é capaz de colaborar no processo ensino aprendizagem dos alunos.

Conteúdos privilegiados no projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com