TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Trabalho Universitário: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 1.1

O significado da administração e suas variáveis ao longo do tempo

Administrar é antes de tudo alcançar resultados com meios que se dispõe. Fazer, maravilhas com os recursos e competências disponíveis. Esse é o encanto da administração: transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários. A administração é a maneira pela qual as coisas acontecem nas organizações. Sem ela o mundo moderno jamais seria o que é hoje.

Administrar é o processo de planejar, organizar, dirigir, organizar e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia, por um intermédio de um arranjo convergente. Envolve toda uma questão de planejamento (curto, médio e longo prazo) onde de projeta os objetivos a serem alcançada, organização dos recursos que auxiliaram a atingir o objetivo, controle destes recursos e direção do mesmo. Significa fazer acontecer.

O administrador além de conhecimento (formal - aprendido em escola, cursos ou informal - experiências de vida) deve ter habilidade e atitude para guiar uma empresa rumo ao objetivo fim.

A administração não é uma coisa mecânica que dependa de certos hábitos físicos que devem ser superados ou corrigidos a fim de se obter o comportamento correto.

Pode-se ensinar o que um administrador deve fazer, mas isto não irá capacitá-lo efetivamente a fazê-lo em todas as organizações.

O sucesso de um administrador na vida profissional não está inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, ao seu brilhantismo acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o que aprendeu nas escolas.

Esses aspectos são importantes, porém estão condicionados a características de personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um. O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades.

TIPOS DE HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.

Habilidade técnica: consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.

Habilidade humana: consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

Habilidade conceitual: consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato.

A adequada combinação dessas habilidades varia à medida que um indivíduo sobe na escala hierárquica, de posições de supervisão a posições de alta direção.

A administração como qualquer outra área passou por uma serie de mudanças ao longo do tempo:

• Administração cientifica (TAYLOR): base homem/máquina

• Administração clássica (FAYOL): introdução das necessidades do homem

• Administração burocrática (WEBER): burocracia para melhorar o processo (quando mal usada atrapalha)

• Administração de Recursos humanos, dentre outras.

Passo 1.2

Habilidades e competências de um administrador moderno

Segundo Robert L. Katz, professor e executivo, o sucesso do administrador depende mais do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com