TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Trabalho Escolar: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  1.679 Visualizações

Página 1 de 6

1. Entendendo a ética como a ciência da verdade para um modelo de gestão voltado à ética corporativa, possibilitando uma liderança ética transformadora.

1.1 Escrever significado da palavra “ética” e o que seria “ética organizacional”; Conceitos básicos sobre ética

A palavra ética deriva do grego ethos, ou seja, um conjunto de valores morais e princípios que conduz a conduta humana. Ética também pode ser definida como; o bom costume ou a fundamentação das ações morais. Do ponto de vista social a ética existe para criar valores históricos e culturais, bem como as ações, reações e comportamentos que de certa maneira interferem diretamente na sociedade como um todo. Cada sociedade ou grupo possui seus próprios códigos de ética, como por exemplo, existem países que aderem ao sacrifício de animais para pesquisa, o que pode ser considerado uma prática normal, enquanto em outros, tal atitude está desrespeitando os princípios éticos e morais estabelecidos pelo próprio país.

Ética organizacional

A ética nas organizações pode ser definida como um conjunto de regras que estabelece vários princípios morais pessoais que são aplicados às atividades e objetivos da empresa. A ética empresarial esta relacionada com a forma de ser e de agir, não apenas de maneira mecânica, mas como uma forma de reflexão em relação à cultura e à filosofia da empresa.

Algumas atitudes éticas são observadas em um ambiente de trabalho, como por exemplo: educação e respeito entre funcionários; cooperação e atitudes que visam ajudar os colegas de trabalho; respeito à hierarquia dentro da empresa; respeito às regras e normas da empresa; busca do crescimento profissional; realizações das tarefas apenas no âmbito profissional, dentre outros.

1.2. Diferenciar “ética” de “moral”;

Diferença entre ética e moral

Ética: normas individuais ou valores que orientam o comportamento do homem na sociedade, ou seja, é a forma que o homem deve se comportar no ambiente em que vive.

Moral: Conjunto de condutas pré-estabelecido pela sociedade em função das normas, que por sua vez, regulam o comportamento do homem na sociedade.

1.3 Ler o Código de Ética do Administrador, e relatar sobre a ética voltada para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos.

Código de Ética do Profissional Administrador

As normas do código de Ética do Administrador orientam o mesmo em relação a comportamentos baseados em conceitos éticos. É dever do Administrador ser honesto e íntegro em sua profissão, defendendo os direitos e bens de clientes e instituições sem abdicar de sua dignidade; ser imparcial em orientações técnicas de serviços, oferecer soluções para problemas, manter sempre o cliente a par da situação real da empresa, evitar fazer declarações públicas se houver o seu desligamento da empresa, exceto, se esse silêncio colocar em dúvida seu caráter. Deve buscar o respeito mútuo pelos colegas para que aja harmonia no seu local de trabalho, além de respeitar decisões do CRA ou CFA.

Deve-se evitar o excesso de qualitativos, fazer textos publicitários que envolvam propaganda pessoal, permitir que usem seu nome ou registro em qualquer instituição onde não atue e, nunca assinar documentos realizados e/ou elaborados por terceiros e leigos, além de outras condutas não éticas.

O Administrador tem o direito de exercer sua profissão independente de religião, raça, sexo, nacionalidade, idade, condição social. Poderá e deverá apontar falhas em normas e regulamentos de instituições, quando estes lesarem a profissão ou o cliente, recusando-se a trabalhar em condições degradantes.

E, por último e não menos importante, exigir remuneração adequada por seu trabalho. (O honorário justo é aquele que leva em consideração a competência, complexidade, tempo, locomoção, etc.).

1.4 Especificar os pontos essenciais de um modelo de gestão que preserve a ética.

Para tanto, se torna importante manter uma conduta ética, ou seja, respeitar os princípios que são atribuídos para cada indivíduo, ter compromisso com a verdade, seguir padrões e valores, além de uma postura correta e honesta com os seus superiores, liderados, colegas e colaborares.

2. Os colaboradores mais antigos são mais resistentes às mudanças necessárias para que a empresa acompanhe a concorrência, e isso gera conflito na sua equipe.

Como você pode lidar com esse conflito, mantendo a conduta ética?

Nome Idade Tempo de Empresa Características

Felícia

55 anos

25 anos A mais antiga do setor. Comunicativa e se da bem com todos. Ansiosa para se aposentar.

Beto 52 anos 15,5 anos Não se comunica e reclama de ter que usar computador e internet. Apresenta visível desmotivação no trabalho. Não faz e não aceita nada que saia da sua rotina.

Joaquim 45 anos 12 anos Adapta-se fácil às situações de mudança, mas também vem caindo seu rendimento frente à desmotivação.

Gertrude 35 anos 6 anos A funcionária que mais vende e mais ganha comissão. Tem seus próprios clientes e sempre busca clientes novos, a qualquer custo. Não trabalha em equipe.

Aurora 23 anos 2 anos Recém - formada em economia e cursando Pós Graduação em Administração. Tem muita vontade de aprender, crescer e vir a ter a mesma comissão alta que sua colega Gertrude.

Felix 20 anos 1 ano Estudante de administração e cheio de idéias inovadoras que conflitam com os demais. Inquieto, não gosta de rotina.

Ana 18 anos Estagiária Estudante de Administração. Não sabe ao certo se vendas é a área certa para ela.

O quadro acima expõe um problema de comportamento muito comum nas empresas. Normalmente, quando a empresa tem funcionários muito antigos, esses infelizmente acabam se acomodando e, não se preocupam com as mudanças, de um modo geral, no mercado de trabalho. É imprescindível que seus superiores percebam esse comodismo e ajam com pulso firme diante da situação. Pois, esses funcionários acomodados não gostam de mudanças no setor e, principalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com