TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais

Exames: Competências Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 2

Vantagens Competitivas

Em diferentes setores comerciais encontramos empresas que se destacam mais que as outras, ou seja, possuem vantagens competitivas sobre as outras, ou setores que estão alinhados, em sintonia e sincronismo entre si, tornando a comunicação mais rápida e eficaz para discutir e elaborar estratégias para as que as decisões sejam tomadas e em que período elas serão executadas, estar hoje com uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes ou preferência do consumidor, porém, manter-se no topo ou na evidencia é uma tarefa de constante observação do mercado.

Uma empresa que se sai melhor do que as outras, com certeza faz uso de seus recursos disponíveis de maneira mais eficiente que as outras, normalmente dispõe de conhecimento e informação superior, com isso se sae melhor em termos de crescimento da receita, lucratividade ou crescimento da produtividade, aumentando assim o valor da empresa no mercado acionário, sendo superior ao da concorrência.

As vantagens do Sistema de Informações Gerenciais envolvem todos os setores de uma empresa, para isso algumas estratégias devem ser tomadas para que a empresa seja bem sucedida em termos gerais dentro do mercado em que atua:

• Alinhar a TI (tecnologia da informação) com os objetivos de negócios;

• Alcançar os custos mais baixos que os da concorrência com qualidade;

• Criação de novos produtos e serviços;

• Estabelecer um foco de mercado especifico e atender a esse alvo melhor do que a concorrência.

• Estreitar os laços com fornecedores e aumentar a proximidade com os clientes, conquistando sua lealdade.

Os programas de softwares em alguns setores administrativos, contábeis, controle de pessoal, satisfação do cliente e dos colaboradores, desperdício de tempo e material, etc, oferecem vantagens que garantem o sucesso de uma empresa:

Contabilidade - auxilia na administração e futuras decisões a serem tomadas, organiza o ativo, passivo e o imobilizado e ainda recolhimento de impostos e taxas a serem recolhidos, etc.

Controle de estoque - controla o estoque mínimo e máximo, entradas e saída, produtos com vencimentos mais próximos, aciona automaticamente ou manualmente o fornecedor ou ao comprador da necessidade de reforço da compra, etc.

Compras - com um programa especifico torna esse trabalho muito mais prático e eficaz, pois, indica o fornecedor com melhores condições de preço, entrega e qualidade.

Vendas - indica os produtos que estão com dificuldade de atingir o giro pretendido, margem de desconto permitido para negociação, enfim, acompanhar a trajetória de vida do produto na empresa.

Saúde - importante aliado, pois nesse requesito o tempo e a precisão da informação determinam o futuro de nossa saúde e até de fetos em gestação.

Educação - em um país com a dimensão e diferenças culturais o gerenciamento da informação padroniza ou diferencia conforme programação pré-estabelecida, ainda em caráter inicial, coloca idosos e crianças num primeiro contato com o computador, estimulando a aprendizagem.

Prestação de serviço - orçamentos mais precisos, diminuindo a margem de erro na produção e término do serviço, cálculos de hora homem e hora máquina etc.

Turismo - vendas, visitas virtuais, reservas em hotéis, lazer e traslados, cotações de moeda, etc.

Agricultura - dependente da meteorologia diretamente a tecnologia da informação ajuda em muito na época de plantio e naturalmente na colheita.

Pecuária - controle de produção e rendimento, controle de focos de doenças e óbito, controle de gestação, eficiência ou deficiência na alimentação e suplementos, etc.

Setor público - determina se for o caso privatizar, melhorar produção, transparência e controle das obras pela população e funcionalismo publico.

ETAPA 03

Proposta de Implantação de um Sistema de Informações Gerenciais

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam em muito a tomada de decisão administrativa e o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir seus objetivos e metas.

Uma boa administração de informações gerenciais envolve as funções de gestão, planejamento, organização, direção e controle e são necessárias para o bom desempenho organizacional.

O SIG é parte integrante das estratégias empresariais, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. Seu uso tem potencial para melhorar a eficácia e a eficiência das empresas.

Atualmente se percebe um cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos e para que possam obter êxito nessa acirrada disputa em busca de resultados cada vez mais ambiciosos. Além da manutenção e da satisfação de seus clientes, as empresas são obrigadas a lançar mão da utilização de ferramentas de otimização do gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados que possibilita os executivos e gestores tomarem suas decisões com base em informações atuais e fidedignas. Diminuindo então significativamente o tempo de resposta aos diversos comportamentos do mercado e da própria empresa.

Por esse motivo é muito importante investir em um SIG, para oferecer informações rápidas, precisas e principalmente úteis, que irão garantir uma estruturação de gestão diferenciada, que resultará em vantagem competitiva sobre a concorrência.

Definição e entendimento do problemas no SIG:

Definir o problema não é muito simples, pois vários membros da empresa podem pensar de forma diferente sobre a natureza do problema e sua gravidade. No mundo dos negócios, esses problemas em geral resultam de uma combinação de fatores humanos, organizacionais e tecnológicos, é necessário identificar qual fator ou fatores combinados, estão gerando o problema. Um problema só pode ser solucionado se antes, for adequadamente definido ou identificado.

Os três primeiros passos para a resolução do problema no sistema de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com