TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências básicas dos negociadores

Tese: Competências básicas dos negociadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Tese  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

As habilidades essenciais dos negociadores.

Habilidades e perfis do administrador do futuro

1. Formação humanística e visão global:

Habililitando o administrador a compreeender o meio social, político,econômico e cultural onde esta inserido e tomar decisões em um mundo diversificado e interpendente, ressaltando a interação empresa-ambiente, exigindo que o administrador conheça as variáveis (sócias,políticas, econômicas e culturais )e as analises de maneira sisitemicas ,integrada,global, considerando o fator humanístico para que a as decisões tomadas criem valor , envolvimento ,comprometido .

2. Competências para empreender ações :

essencial para analisar criticamente as organizações , antecipando e promovendo suas transformações. Nas empresas que pretendem assumir uma postura pró – ativa , antecipando-se as mudanças ambientais , é fundamental que seus administradores tenham visão aberta ,uma capacidade de criar e invar meios para adaptar a empresa ao ambiente , um espírito critico dentro de todos os processos de mudança.

3. Compreensão da necessidade do continuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de autoconfiança:

Este perfil privilegia o aperfeiçoamento continuo, buscando novos conhecimentos, oportunidades, ferramentas. desta forma , cria -se uma bagagem a nível de formação e informação que tendem estimular a autoconfiança dos administradores , facilitando a adaptação ao mundo global .

Quanto ás habilidades as mais importantes, também em ordem decrescente, são:

1. Demonstração da compreensão de todo administrador de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo:

A habilidade mais importante que o administrador do futuro deve ter, segundo a pesquisa, é a capacidade de compreender a empresa como um todo e as inter-relações entre as partes, mais uma vez ressaltando a importância de se ter visão sistêmicas e integradas da organização. Assim, privilegia- se a adaptação as circunstâncias ambientais, cada vez mais mutantes, exigindo flexibilidades do administrador e da empresa.

2. Comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade:

A comunicação é um dos fatores primordiais para que uma empresa seja bem sucedida em tudo o que faça. Esta comunicação deve basear-se na troca de informações importantes entre toda a empresa, permitindo interpretação da realidade, definição e disseminação da missão, dos objetivos e das estratégias da organização, favorecendo relacionamento duradouro e que tragam sinergia para a empresa como um todo.

3. Seleção de estratégias adequadas de ação visando atender interesses interpessoais e institucionais:

Esta habilidade privilegia o entendimento dos interesses comuns, que devem ser considerados quando da tomada de decisão de quais estratégias deverem ser utilizadas pela empresa. Vale ressaltar que os valores organizacionais, cultura relacionamento empresa – funcionários e ética são fatores que influenciam diretamente a escolha destas estratégicas.

4. Proposição de modelos de gestão inovadores:

O ponto chave destas habilidades é estimular os administradores a inovar, não apenas os métodos, mas também as alternativas de solução de problemas. Associada á capacidade de inovar, a criatividade fornece instrumentos simples e eficazes para a busca das melhores formas de administrar o processo de mudança.

5. Seleção de procedimentos que privilegiem formas interativas de atuação em prol de objetivos comuns:

Ponto inicial de muitos processos de transformação, o trabalho em equipe é extremamente valorizado, já que conta com uma diversidade de idéias e sugestões que podem ser debatidas, trazendo várias contribuições importantes para a empresa como um todo.

6. O que se pretende com a negociação

Negociar diz respeito a um respeito a um processo de comunicação, relacionamento entre as partes interessadas em satisfazer suas necessidades. Para que se possa ser bem sucedida, faz – se necessário que ambas as partes estejam dispostas a negociar, tenham seus objetivos claramente definidos, utilizem informações e poderes que lhes são conferidos de acordo com a situação, busquem interesses os possíveis conflitos, possibilitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com