TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostos Organicos

Casos: Compostos Organicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 2

A importância dos compostos orgânicos na sociedade

Compostos Orgânicos e sua utilização pelo homem

Trabalho de Química

Índice

Qual a utilidade dos compostos orgânicos na vida do Homem.

A importância dos compostos orgânicos na sociedade.

Conclusão.

Introdução

Neste trabalho o meu objetivo é falar da Importância dos compostos orgânicos na Sociedade. Milhares de substâncias químicas, que contêm carbono, são usadas em laboratórios e na indústria.

Hoje conhecem-se mais de três milhões de compostos, uns encontram-se na natureza, mas muitos são sintetizados pelo Homem.

É extraordinária a importância da tecnologia química na sociedade: é a química dos corantes e dos produtos farmacêuticos, do papel e da tinta de escrever, das tintas, vernizes e plásticos, da gasolina e da borracha, dos produtos com que nos alimentamos e do nosso vestuário, e é fundamental para a Biologia e para a Medicina.

O carbono é também é um elemento essencial á vida, entra na constituição de todos os seres vivos.

Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos. Esta listagem, não sendo exaustiva, evidencia a importância da química orgânica numa sociedade em evolução cientifica e tecnológica e no bem estar das populações.

Espero ser o mais clara e objetiva no decorrer deste trabalho.

Desenvolvimento

A Química Orgânica ajuda-nos a entender as estruturas e as propriedades das moléculas formadas por cadeias carbônicas.

A Química Orgânica recebeu inicialmente esse nome para descrever substâncias extraídas de organismos vivos. Acreditava-se que elas só podiam ser produzidas em organismos vegetais e animais, mas nunca em laboratório.

Entretanto, provou-se que o homem conseguia sim sintetizar compostos orgânicos em laboratório, e então a definição de Química Orgânica mudou para:

“Ramo da Química que estuda a maioria dos compostos formados pelo elemento carbono”.

Visto que o carbono é tetravalente, podendo realizar quatro ligações de diferentes maneiras, com átomos de outros elementos ou com átomos do próprio carbono, existem milhões de seus compostos. Uma quantidade muito superior do que a de compostos inorgânicos conhecidos atualmente.

Tais compostos são agrupados em diferentes funções que apresentam propriedades químicas semelhantes, tais como os hidrocarbonetos, os álcoois, as cetonas, os aldeídos, os ácidos carboxílicos, os ésteres, os éteres, as aminas, as amidas, entre outros.

Veja nesta subseção como identificar cada uma dessas funções, onde elas estão presentes em nossa sociedade, a realizar a nomenclatura dos compostos orgânicos segundo as regras estabelecidas pela IUPAC, como ocorre o fenômeno da isomeria em muitas dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com