TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compras - Logística

Trabalho Escolar: Compras - Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

O assunto abordado nesse trabalho acadêmico é departamento de compras. O objetivo é descrever e analisar a importância do setor de compras nos processos produtivos de uma empresa. As compras envolvem a aquisição de matérias-primas e suprimentos, com intuito de garantir a continuidade do processo produtivo, sem interrupções. Entre as atividades de compras estão: selecionar e qualificar os fornecedores, avaliar o desempenho dos fornecedores, negociar contratos, comparar preço, pesquisar bens e serviço, programar compras, estabelecer os termos de venda, mensurar a qualidade recebida e etc. O setor de compras ocupa posição muito importante em uma organização, devido ao seu impacto no valor final das vendas de qualquer produto ofertado. O objetivo de compras é garantir à empresa materiais e produtos, máquinas, equipamentos e insumos necessários para o seu bom funcionamento. Entre as atividades diárias de um profissional do setor de compras encontram-se: coleta de preços, análise de preços, pedidos de compras e etc. Embora, o dia a dia de uma empresa seja repleto de atividades importantes, ainda, assim, é necessário que a direção não se descuide dos profissionais do departamento de compras, em relação à ética profissional. É fundamental que a empresa crie e mantenha um padrão de conduta elevado, agindo com ética nos negócios, evitando qualquer comportamento que contradiga a ética.

Palavras-chave: Compras.

ABSTRACT

The subject on this academic work is the purchasing department. The objective is to describe and analyze the importance of the purchasing department in the production processes of a company. Purchases involving the acquisition of raw materials and supplies, in order to ensure the continuity of the production process without interruptions. Among the procurement activities are: selecting and qualifying suppliers, evaluate the performance of suppliers, negotiate contracts, price compare, search goods and service purchases program, establish the terms of sale, and to measure the perceived quality etc. The shopping sector occupies very important position in an organization, due to its impact on the final value of sales of any product offered. The goal is to ensure the purchasing company materials and products, machinery, equipment and supplies necessary for its proper functioning. Among the daily activities of a professional shopping sector are: collection of prices, price analysis, purchase orders, etc. Although the day to day of a company is filled with important activities, yet, so it is necessary that the direction does not neglect the professionals of the purchasing department, in relation to professional ethics. It is essential that the company establishes and maintains a high standard of conduct, acting with ethics in business by avoiding any behavior that contradicts ethics.

Keywords: Shopping.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................... 05

2 COMPRAS........................................................................................................... 07

2.1 Objetivos de compras..................................................................................... 07

2.2 Atividades de compras................................................................................... 08

2.3 Estrutura organizacional de compras........................................................... 10

2.4 Ética de compras............................................................................................. 12

2.5 Atuação de compras....................................................................................... 13

3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 15

REFERÊNCIAS....................................................................................................... 16

1 INTRODUÇÃO

Qualquer área gerencial dentro da administração de empresas é resultado de definições arbitrárias. Compra não é exceção. Isso atrapalhou um pouco o ponto de vista da logística, pois algumas de suas atividades tradicionais estão associadas às tarefas logísticas e outras não. Tal sobreposição é esperada, pois um dos principais livros-texto de compras, tão remotamente como o do ano de 1951, definia a responsabilidade do comprador como comprar materiais com qualidade correta, na quantidade certa, no instante certo e ao preço correto, da fonte certa, para entrega no local correto. Há aqui notável grau de similaridade entre os objetivos de compras e os objetivos de agregação de valores de lugar e tempo da logística empresarial.

O termo de compras frequentemente lembra o processo de compras da administração de materiais. Nesse processo de compras, existem as seguintes atividades centrais:

• Assegurar descrição completa das necessidades;

• Selecionar fontes de suprimento;

• Conseguir informações de preço;

• Colocar os pedidos (ordens de compra);

• Acompanhar (follow up) os pedidos;

• Verificar notas fiscais;

• Manter registros e arquivos;

• Manter relacionamento com vendedores.

A questão é que o processo de compras é extenso e envolve mais atividades do que aquelas diretamente relacionadas com movimentação e armazenagem de mercadorias. Entretanto, duas dessas atividades influenciam significativamente a eficiência do fluxo de bens. A primeira delas é a seleção de fornecedores. Sua escolha depende de preço, qualidade, continuidade de fornecimento e localização. A localização dos fornecedores interessa ao pessoal de logística, porque representa o ponto de partida geográfico do qual os bens devem ser entregues. Não importa se o transporte é contratado pelo fornecedor ou comprador: a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com