TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreendendo A Contabilidade Social No Brasil

Casos: Compreendendo A Contabilidade Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1. Utilizando indicadores econômicos e sociais estudados na Unidade de Aprendizagem, elabore um quadro comparativo entre o Brasil e um país de sua escolha, selecionando dados que demonstrem o desempenho dos países no âmbito econômico (interno e externo) e social. Escolha indicadores citados no material didático e outros que você considerar relevante para o estudo. Ao final da pesquisa, elabore um comentário, de no mínimo 20 linhas, sobre as simetrias ou assimetrias entre os indicadores dos países.

Você poderá pesquisar em sites como: brasilglobalnet.gov.br, indexmundi.com; FMI, Banco Mundial, OCDE, CEPAL, dentre outros. (5,0 pontos).

Questão 1.

Índice Brasil Estados Unidos

População 201 Milhões 317 Milhões

PIB 2245 Bilhões 16800 Bilhões

Taxa de Desemprego 4,90% 6,10%

Taxa de Inflação 6,51% 2%

Balança Comercial 1168 Milhões -40546 Milhões

Exportações 20465 Milhões 198023 Milhões

Importações 19297 Milhões 238568 Milhões

Gastos Públicos 80407 Milhões 2878 Milhões

Efetuei a comparação dos índices de 2014 do Brasil comparado ao dos Estados Unidos. (fonte http://pt.tradingeconomics.com/)

Primeiramente, separei a quantidade da população para mostrar são dois países com uma faixa populacional semelhante, comparado a outros países que possuem uma população muito mais elevada ou também, bem menor.

O PIB, que é um dos indicadores mais utilizados para se quantificar a atividade econômica de um país, mostra a enorme diferença de um país de primeiro mundo, que somados todos os bens e serviços produzidos consegue ter um número sete vezes maior que um país de terceiro mundo.

Como um aspecto social e que também interfere na economia do país, observamos a taxa de desemprego que nesse caso, possui uma porcentagem maior nos Estados Unidos. Sendo assim, esse aspecto é de fato relevante, visto o poder de consumir e também de produzir, ambos feitos pelo produtor que caso não tenha um emprego, poderá causar um baixa tanto na produção quanto em consumir.

A balança comercial do Brasil, possui um valor positivo visto que o Brasil exporta mais produtos e serviços do que importa, diferentemente dos Estados Unidos que tem uma taxa negativa devido a sua enorme escala de importação, de fato, por precisar de mais produtos/serviços estrangeiros para manter a sua produção em alta.

Para finalizar, coloquei também o valor do gasto público de ambos os países, mostrando que no Brasil, há um gasto de aproximadamente 77 milhões a mais do que nos Estados Unidos. Esse elevado valor em gastos públicos, se não for bem investido como no caso do Brasil, pode gerar um déficit de valores muito elevado comparados a investimentos em saúde, segurança e educação muito baixos.

Questão02: Ao acessar o site

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/matrizinsumo_produto/default00_12.shtm (acesso em 20 ago.2014) você observará a matriz-insumo produto brasileira para os anos de 2000 e 2005.

Você deve utilizar as tabelas denominadas "Tabela 2 - Usos de Bens e Serviços a preços do consumidor" disponíveis nos anos de 2000 e 2005 e, em um texto de no mínimo 15 linhas, discorrer a respeito da evolução no valor total apresentado para cada um dos 7 setores quando comparamos o ano de 2000 com o ano de 2005, apontando onde houve redução da participação percentual dos setores de 2005 em relação a 2000. (2,5 pontos)

Questão02: A tabela de Consumo Intermediário das atividades mostra qual foi o dispêndio por setor para seu processo produtivo, ou seja, a despesa que os 12 setores apresentados tiveram para exercer suas funções em busca da produtividade. Podemos notar que do ano de 2000 para o ano de 2005 os valores praticamente dobram, sendo assim, há aumento na oferta e na demanda, uma vez que a tabela mostra o equilíbrio entre ambas.

A demanda de cada setor, também segue o raciocínio de evolução, uma vez que para o setor seguinte comercializar seu produto/serviço, ele deverá acrescentar o valor do setor anterior que sofreu aumento e também, o aumento do seu próprio setor.

Na tabela de Componentes do valor adicionado, consequentemente, há o aumento do valor conforme oferta/demanda mencionada acima. Os valores sofrem um aumento conforme a produtividade dos setores, no qual o setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com