TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender A Forma De Interação Entre Motivação Intrínseca E Extrínseca. Reconhecer As Diferentes Teorias De Ativação Quanto à Sua Influência Sobre O Rendimento.

Ensaios: Compreender A Forma De Interação Entre Motivação Intrínseca E Extrínseca. Reconhecer As Diferentes Teorias De Ativação Quanto à Sua Influência Sobre O Rendimento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 5

1) Leia a história, a seguir, que tem autoria creditada a Coleman Griffith:

Um grupo de crianças estão brincando de bola, perto da casa de um homem, que está profundamente irritado com o barulho que as crianças fazem enquanto brincam. Ele pede a elas que parem, mas elas o ignoram e continuam brincando porque estão se divertindo muito. Depois de pensar um tempo, o homem oferece 5 reais para cada uma das crianças continuar brincando. Elas acham ótimo, pois já estavam brincando de qualquer forma e sem nenhum esforço extra, agora ganham 5 reais. No outro dia as crianças voltam a brincar no mesmo lugar, mas o homem agora oferece 4 reais. Elas aceitam mesmo assim e brincam a tarde inteira. A cada dia que elas retornam o homem continua a oferecer dinheiro para eles brincarem, só que sempre menos um pouco que no dia anterior. Até que numa tarde, ao chegarem para brincar o homem avisa que naquele dia ele não pode oferecer nada, pois ele está sem dinheiro. Aborrecidas, as crianças vão embora, já que o homem recusa-se a pagá-las.

Após a leitura anterior, responda a seguinte questão:

O que motivava as crianças inicialmente (motivação intrínseca ou extrínseca)? No fim da história, o que motivava as crianças? Que efeito teve a motivação extrínseca sobre a intrínseca?

R:

O que motivava as crianças inicialmente é A MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA, pois elas eram levadas pelo LAZER E PRAZER DE DIVERSÃO.

No fim da história, as crianças eram motivadas pela RECOMPENSA(dinheiro), portanto, MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA

|Nesse caso a motivação extrínseca(por regulação externa) triunfou sobre a intrínseca(estimulação), pois, o homem soube mudar de prazer e diversão para obrigação e dever quando a cada dia que passava ia oferecendo menos dinheiro para as crianças?

2) Observe os gráficos a seguir:

GRÁFICO NÃO DISPOSTO

Pergunta-se: respectivamente, com quais teorias da ativação os gráficos anteriores podem ser relacionados? Explicite os princípios dessas teorias, dando destaque à interação entre ativação e rendimento esporte.

R:

TEORIAS DE ATIVAÇÃO

Vamos discutir TRÊS TEORIAS relevantes de ativação:

 A TEORIA DIRECIONAL

 A TEORIA DO U INVERTIDO (a mais popular)

 TEORIA DAS ZONAS ÓTIMAS DE FUNCIONAMENTO

TEORIA DIRECIONAL (drive theory)

A primeira teoria criada para explicar a ativação, em meados do século 20 (HULL, 1943). Pode ser resumida pela equação:

DESEMPENHO = ATIVAÇÃO X NÍVEL TÉCNICO

Nessa equação se compreende então, que ativação e desempenho têm uma relação linear entre si: se a ativação aumenta, o desempenho aumente também, sendo isso verdade para um atleta com alto nível técnico. Todavia, para um atleta com baixo nível técnico, a ativação em um nível mais elevado teria um efeito desastroso (COX, 1998).

Com a continuidade das pesquisas em psicologia do esporte, viu-se que esta relação entre ativação e desempenho não é verdadeiramente linear. Foi constatado que mesmo atletas de bom nível técnico tiveram desempenho insatisfatório com níveis muito elevados de ativação. A teoria direcional foi considerada ingênua e então superada.

TEORIA DO U INVERTIDO

Também conhecida como lei de Yerkes-Dodson, foi adaptada para a psicologia do esporte a partir dos trabalhos dos psicólogos Yerkes e Dodson sobre ativação aplicada à aprendizagem (YERKES, DODSON, 1908).

Segundo esta teoria, há um ponto ótimo de ativação, no qual se pode atingir o melhor desempenho. As pessoas que estão em níveis de ativação menores que o ideal, têm seu desempenho comprometido, pois seu estado de alerta não as preparou para agir e reagir da forma mais adequada. A medida que a ativação aumenta, há um aumento progressivo no desempenho, mas até um certo ponto, uma vez que a ativação continua a aumentar para além do estado de alta excitação, há uma queda progressiva no desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com