TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Turismo Como Agente De Desenvolvimento Social E A Comunidade Guarani Nas Ruinas Jesuíticas De São Miguel Das Missões.

Casos: O Turismo Como Agente De Desenvolvimento Social E A Comunidade Guarani Nas Ruinas Jesuíticas De São Miguel Das Missões.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 3

TURISMO SUSTENTAVEL

O Turismo e a Comunidade 3º artigo.

O Turismo como agente de desenvolvimento social e a comunidade Guarani nas ruinas Jesuíticas de São Miguel das Missões.

Trabalho Científico de Pesquisa;

Introdução;

A atividade turística em São Miguel das Missões no estado do Rio Grande do Sul, município que possui como atrativo turístico as “Ruinas Jesuíticas de São Miguel das Missões” e procura identificar os benefícios que a mesma possa ter tido em decorrência da atividade turística local. Foi constatado que os Indios Guarani consideram a posse das terras e a permanência na reserva do Inhacapetum como uma forma de desenvolvimento. Embora o discurso dos planos de turismo do estado do Rio Grande do Sul enfatize os resultados sociais isto não se confirmou, pois foram pessoas do município as principais responsáveis pelos benefícios alcançados pela comunidade Guarani.

-Desenvolvimento local e Regional e o turismo no município de são Miguel das missões

Resulta do processo da expansão colonial ibérica e das relações que se estabeleceram entre os colonizadores e os habitantes locais. Em consequência dos processos históricos que são evidenciados nas suas paisagens atuais nas quais destacam se o majestoso legado das reduções Jesuítico/Guarani. Este Legado constitui-se em precioso potencial turístico concebido como uma alternativa ao desenvolvimento econômico local/regional. Neste contexto, desenvolveram se nas ultimas décadas programas e projetos voltados para o desenvolvimento do turismo regional que é o objetivo de estudo do presente trabalho.

-O Turismo Cultural.

Segundo Bossi, Cultura é “o conjunto de praticas, das tecnicas, dos simbolos e dos valores que se devem transmitir as novas gerações para garantir a reprodução de um estado de consciencia social.”

São Miguel das Missões com tamanha riqueza natural e cultural, a região é atrativa para turistas, pois visitar os Guaranis é chegar a um mundo de cultura viva e natureza exuberante, vivendo um pouco a utopia que os indígenas e os jesuítas criaram em meio da selva sul americana. É fato que o turismo tem efeitos econômicos de expressiva importância para o processo de desenvolvimento da economia, gerando renda. Mas também não é desejável que o aumento descontrolado da atividade turística cause danos ao patrimônio cultural e arquitetônico do lugar.

-São Miguel das Missões; local de Observação.

Quem visita São Miguel das Missões encontra alguns dos mais importantes monumentos históricos do país, as Ruínas de São Miguel, que em 1983 foram reconhecidas pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. Ao anoitecer as ruínas viram palco do Espetáculo Som e Luz, que conta a saga dos padres jesuítas e dos índios guaranis entre os séculos XVII e XVIII. Além disso, quem visita a cidade pode conhecer o Museu das Missões, que contém a mais rica coleção pública de imagens sacras da época da instalação das missões jesuíticas na região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com