TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Interpessoal

Artigo: Comunicação Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

Compromisso com a Legislação vigente, Governo.

É princípio fundamental o cumprimento de leis, normas e padrões previstos na Constituição, na CLT(Consolidação das Leis Trabalhistas). Isso é a base para estabelecer ações de responsabilidades. Não que isso faça com que a empresa seja socialmente responsável, mas sem isso ela não será. Além de cumprir sua obrigação de recolher corretamente impostos e tributos, as empresas podem contribuir com projetos e ações governamentais, devendo privilegiar as iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento de políticas públicas na área socail.

A transparência nas atividades da empresa deve ser algo prioritário. Ações corporativas socialmente responsáveis devem necessariamente estar vinculadas a uma transformação da cultura da empresa. Isso só é conseguido a partir de uma maior transparência capaz de gerar confiança junto aos públicos de interesse. Ela deve realizar suas atividades da forma mais clara e aberta possível e deve cobrar a mesma retidão daqueles com quem ela se relaciona. O mesmo vale para os empresários e acionistas, uma vez que a imagem da empresa está diretamente ligada a eles também. O envolvimento de empresários em ações ilegais, escândalos e suspeita de corrupção podem manchar a imagem da empresa. E mesmo que seja só uma suspeita ou que o responsável seja afastado, o estrago já está feito. Além disso, a empresa é administrada por pessoas, e são essas pessoas que vão estabelecer linhas de ação para as atividades da empresa, para o desenvolvimento de um códio de ética, definição de políticas sociais e que servirão de exemplo para os demais colaboradores e parceiros. Toda a força de trabalho deve estar consciente da importância do cumprimento das Leis, pela empresa, e o que isso representa. O compromisso formal combate à corrupção e propina explicita a posição contrário da empresa no recebimento ou oferta, aos parceiros comerciais ou a representantes do governo, de qualquer quantia em dinheiro ou coisa de valor, além de determinado em contrato.

A importância da comunicação interpessoal nas empresas

É necessário haver uma relação estreita entre a equipe de comunicação e os demais setores da organização. Na Braskem, empresa utilizada como referência no texto de base a diretoria de comunicação, o presidente da petroquiímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem cerca de uma semana antes da divulgação trimestral do balanço afim de alinhar as principais mensagens. Essa reunião acontece pelo menos duas vezes antes do anúncio dos resultados. Após a divulgação dos resultados anuais a equipe de relações de investimentos trabalha nos pontos a serem destacados e a equipe de comunicação faz suas observações. A mensagem do presidente é feita pela diretoria de comunicação , que se reúne com o principal executivo da compahia para discutir o conteúdo do texto. Dessa maneira é possível alinhar os relatos sob a mesma narrativa. També, são gerados boletins para os colaboradores.

Nos dias de hoje, comunicação e relação interpessoal se tornaram vitais para o bom funcionamento de uma organização; cabe aos líderes e liderados manter uma boa relação interpessoal garantindo uma perfeita harmonia no ambiente organizacional.

Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com